TSE divulga perfil do eleitorado para eleições de 2014

30/07/2014 19:48

Para a Rádio Senado: Francisco Coelho

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou um perfil do eleitorado brasileiro para as eleições deste ano.  Os dados demonstram que houve um aumento de 5,17 por cento no número de eleitores aptos a votar em relação às eleições de 2010. 

  Para as eleições deste ano mais de 142 milhões de eleitores estão aptos a votar, 5,17 por cento a mais do que nas eleições de 2010. Os dados também demonstram que houve uma redução no percentual de eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos. Em 2010 mais de dois milhões possuíam título de eleitor, já em 2014 o número é de pouco mais de um milhão e meio. Por outro lado aumentou o percentual acima dos 60 anos, são mais de 24 milhões. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o crescimento no número de eleitores não significa uma participação maior da população nas eleições.  “É inegável o descontentamento da população em relação aos políticos e aos partidos políticos, principalmente aos partidos políticos isso é fato e é real. Esse desinteresse da população mais jovem é uma prova disso. Mesmo a população mais idosa embora ela estando apta a votar não signifique que vai votar. Porque também entre eles há um descontentamento muito grande”.

  Já o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, acredita que nessas eleições haverá um número maior de votos brancos e nulos.  “Eu tenho a impressão que nós vamos ter muitos votos em branco e nulo, mas o povo que reclama e não confia no Congresso vai continuar votando nas mesmas pessoas. Não acredito que o próximo Congresso seja melhor que o atual.”

  Entre os estados, o maior colégio eleitoral do país é São Paulo, com 22,4% do eleitorado total. Já entre as cidades, a capital paulista aparece como o maior colégio com mais oito milhões e 700 mil eleitores.