Trens do Metrô voltam a circular no DF após problema por falta de energia

18/12/2023 08:15

Serviço precisou ser interrompido no sábado (16). Normalização ocorreu neste domingo (17), segundo companhia; Neoenergia disse que houve 'falha pontual'.O Metrô-DF interrompeu, na tarde de sábado (16), a circulação de trens em todo o Distrito Federal e reabriu as estações apenas neste domingo (17). Segundo a companhia, a interrupção ocorreu por conta de um problema no fornecimento de energia.

O problema começou por volta das 15h30 de sábado e foi normalizado apenas por volta das 9h de domingo.

No sábado, a Neonergia afirmou que, às 15h41, o abastecimento da eletricidade para o Metrô foi "100% normalizado"Na estação Shopping do Metrô-DF um aviso foi colocado para os usuários do transporte no sábado. "Devido falha no transformador de energia da Neoenergia, o metrô está fora de operação e não tem previsão de retorno no dia de hoje", informou a nota .

De acordo com o Metrô-DF, somente em 2023, foram 54 registros de interrupção de funcionamento do metrô, sendo 37 por motivos internos e 17 por causas externas.. Por outro lado, segundo o Metrô, no mesmo horário, a situação da estação Águas Claras não havia sido normalizada, o que impediu a circulação dos trens. O que disse o Metrô-DF?

"O Metrô-DF informa que, às 15h27, houve uma falha de alimentação elétrica para o Metrô. As primárias Brasília Centro e Águas Claras, por algum motivo, deixaram de receber energia. Por volta de 15h40, o fornecimento por Brasília Centro foi restabelecido, que permitiu o alinhamento dos trens em plataforma. Porém, sem o restabelecimento via Águas Claras, o sistema não suporta a circulação dos trens. A Neoenergia informou ao Metrô que está atuando. A Companhia aguarda o total restabelecimento para retomar a operação normal.

Devido a um problema no fornecimento de energia, o Metrô-DF informa que a circulação de trens está interrompida em toda a linha. As estações ficarão fechadas até que a energia seja restabelecida. A Neoenergia já foi acionada, assim como as equipes de manutenção do Metrô."

O que disse a Neoenergia?
"Informamos que o fornecimento de energia que atende ao Metrô DF apresentou uma falha pontual às 15h27 deste sábado. Imediatamente após a ocorrência, a Neoenergia iniciou o procedimento de restabelecimento automático da rede e, às 15h41, o fornecimento de energia para o Metrô foi 100% normalizado. Não existe, portanto, qualquer restrição por parte da Neoenergia."