Tragédia no Rio Grande do Sul

27/01/2013 18:10

Francisco Coelho

As bandeiras em frente ao Palácio do Planalto em Brasília amanheceram hoje a meio mastro, em homenagem as vítimas do incêndio de ontem no Rio Grande do Sul.

  Na madrugada deste domingo (27) cerca de mil pessoas, em sua maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (RS) estavam em uma boate quando um incêndio começou. Segundo dados do corpo de bombeiros do Rio Grande do Sul 232 pessoas morreram. A Presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, retornou antecipadamente ao Brasil para mobilizar o governo no apoio aos familiares e vitimas da tragédia. Antes de embarcar de volta a presidente falou com a imprensa e se emocionou: “Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza”. Disse

 Por volta das 2h30, durante uma apresentação da banda Gurizada Fandangueira, um incêndio provocado por um sinalizador acionado por um integrante da banda deu inicio ao fogo. Foi ai que começou a correria para sair da boate e muitos não encontraram as saídas, pois a boate estava com a lotação máxima. Participantes da festa contaram que os seguranças da boate impediam a saída sem antes pagar as comandas. De acordo com Coronel Guido, do corpo de bombeiros o pânico fez muitos morrerem: “A maioria das pessoas acaba morrendo por asfixia, inalação da fumaça tóxica. Queimados mesmo ali foram poucos. O que matou foi pânico, inalação da fumaça tóxica e dificuldade em sair”. Afirmou o comandante.

O alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado. O proprietário da boate Kiss, foi ouvido pela policia durante o inicio da tarde. O chefe da Polícia civil do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira, já ouviu o depoimento dos integrantes da banda e participantes da festa e deve ouvir mais pessoas para dar continuidade as investigações.  

Incêndio em boate de Santa Maria (RS) deixa pelo menos 233 mortos

 

Festa

A “Agromerados”,era nome da festa universitária organizada com frequência pela boate e contava com a maioria dos participantes estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O site da boate oferecia ingressos ao preço de R$15,00 para festa que contava com várias atrações inclusive com a Banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no momento em que o incêndio começou.

O Princípio Do Incêndio

Segundo testemunhas o incêndio teria sido provocado pelo show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira. Em comunicado em sua pagina no facebook a banda informou que usa em todas as suas apresentações, efeitos pirotécnicos e que toma todos os cuidados para evitar acidentes. A banda é composta por seis integrantes, Danilo Jaques gaiteiro da banda morreu no incêndio.