Trabalhadores em condomínio reivindicam respeito à categoria
Trabalhadores em condomínio reivindicaram respeito para a categoria e o cumprimento de convenções trabalhistas, em sessão solene da Câmara Legislativa, na noite desta quarta-feira (2), no plenário, em comemoração à Semana do Trabalhador em Condomínio, celebrada anualmente no DF entre os dias 1° e 8 de agosto.
O autor da Lei 6.471/2019, que instituiu a homenagem, deputado Robério Negreiros (PSD), afirmou que um dos objetivos da proposta é valorizar e reconhecer a dedicação desses profissionais, essenciais no dia a dia de milhares de pessoas. “Devemos reconhecer que, muitas vezes, esses profissionais enfrentam jornadas extenuantes e desafios diários. No entanto, seguem firmes e comprometidos com a excelência em suas atividades”, afirmou.
Este é o segundo ano de realização do encontro, que representa também uma oportunidade para debater as condições de trabalho e demandas do segmento, segundo Negreiros, que reforçou seu compromisso com esses profissionais. Nesse sentido, ele sugeriu a destinação de emenda parlamentar a fim de fomentar ações voltadas à categoria, a exemplo de cursos de qualificação profissional.
Contudo, ele observou que o segmento é quem deverá decidir o que é melhor para os trabalhadores. Com esse propósito, o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Imobiliárias e Condomínios (Seicon-DF), Afonso Lucas Rodrigues, deverá atuar em conjunto com o gabinete parlamentar.
Ao agradecer a homenagem em nome da categoria, o presidente do Seicon-DF, Paulo Inácio Cardoso, reivindicou o cumprimento de convenções trabalhistas do setor. Ele discorreu em prol da atuação sindical, da representatividade dos trabalhadores e da parceria com o sindicato patronal. Cardoso corroborou com a necessidade de qualificação profissional, bem como de valorização da categoria.
Combate à discriminação
Por sua vez, o secretário-geral do Seicon-DF, Paulo César da Silva, defendeu o combate às atitudes discriminatórias contra os trabalhadores em condomínio, “que enfrentam humilhações e desrespeito”. Para Silva, os síndicos e os condomínios devem coibir ações de intolerância e conscientizar os moradores sobre a importância desse trabalhador, que é “colaborador e parceiro da convivência ordeira e pacífica” nos condomínios.
Respeito aos trabalhadores em condomínios foi a reivindicação da presidente da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Vera Ferreira Moraes. Campanhas de valorização e incentivo a esses trabalhadores foi a sugestão da presidente, entre outras ações de reconhecimento.
“Não existe gestão eficiente se não tiver trabalhadores satisfeitos, treinados e capacitados”, considerou o presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais (Sindicondomínio), Antônio Carlos Saraiva de Paiva. Ele defendeu a parceria com o Seicom-DF e o cumprimento da convenção condominial. Paiva argumentou ainda pelo aumento de pena criminal para quem agredir síndicos e funcionários de condomínios.
Já o presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos, Paulo Roberto Melo, sugeriu a criação de uma frente parlamentar em defesa do segmento e do setor.
Franci Moraes - Agência CLDF