Senadores debatem o fim da carreira de técnico em contabilidade

21/03/2014 10:28

 

Da Rádio Senado : Francisco Coelho

 

Os senadores debateram o fim da carreira de técnico em contabilidade.Em 2010, uma medida provisória, convertida em lei, tornou obrigatório o curso superior para o exercício da profissão de contabilista.

 

 Na audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais técnicos, contadores e representantes de entidades de classe debateram a necessidade de alterações na lei de 2010 que obriga o curso superior para contadores, extinguindo o registro dos técnicos em contabilidade. Zulmir Breda, representante do Conselho Federal de Contabilidade, destacou que nos últimos anos houve uma redução no número de técnicos em contabilidade e aumento no número de bacharéis. Em 1995 eram pouco mais de 100 mil bacharéis e 218 mil técnicos. Em 2014 são 300 mil bacharéis e 180 mil técnicos. Segundo Zulmir, os números provam que não há a necessidade de mudança na lei.  “Uma regressão que não tem nada tem a ver com o texto da lei que foi aprovada. Ela tem outra consequência. A redução na oferta dos cursos de técnicos em contabilidade e o próprio reconhecimento do aluno que o curso não dá para ele as condições necessárias para ele exercer a profissão no conjunto das prerrogativas profissionais que ele tem pela lei”.

 O contador e professor universitário, Marcone Haham falou que as atividades de técnico e contador têm atribuições diferentes no mercado de trabalho. E por isso ele acredita que é importante manter o registro dos técnicos. “Nós precisamos de alguém para fazer o registro, elaboração... E me parece que o técnico cai muito bem aqui. Nós precisamos ter alguém para analisar, pra revisar e estudar e me parece que o contador cabe muito bem aqui. Então porque extinguirmos a profissão do técnico”.

O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do pedido para a audiência pública falou da importância do debate. “É neste momento, em que a controvérsia vai ao debate e a gente procura buscar caminhos do entendimento.”

 Os técnicos em contabilidade só têm até junho de 2015 para fazer o registro profissional. A partir daí apenas os bacharéis em ciências contábeis vão poder obter o registro.