Semana dedicada aos carroceiros
Começou nesta segunda-feira(17), a Semana do Veículo de Tração Animal (VTA) de São Sebastião. Promovida pela a coordenadoria das cidades, o evento tem como objetivo capacitar oitenta carroceiros realizando cursos de relações humanas, legislação de trânsito, direção defensiva, legislação ambiental, prevenção de doenças, alimentação, entre outros temas. Os equinos terão um chip de identificação, serão vacinados e passarão por exames e avaliações. Ao final do curso os carroceiros vão receber um documento de habilitação e as carroças serão emplacadas.
No Distrito Federal existem hoje 2.221 carroceiros, de acordo com o GDF. Apesar do número, apenas 609 passaram por cursos de capacitação e receberam habilitação. Cláudio Lira, 37, trabalha há vinte anos como carroceiro e está gostando do curso. “A gente sempre aprende mais. Minha profissão é carroceiro e eu não sei de tudo e hoje vim aprender mais um pouco”.
Os cursos serão realizados em 23 regiões administrativas do DF em parceria com Detran, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do GDF. “Identificamos um grande número de animais que sofriam maus tratos e tralhadores que desrespeitavam a legislação de trânsito. Por isso resolvemos promover os cursos”, afirma Geovane Batista dos Santos, da gerência de projetos da coordenadoria das cidades.
Serviço
Semana do Veículo de Tração Animal (VTA) em São Sebastião
Período: 17 a 21 de fevereiro
Horários: das 8h às 12h – vacinação, chipagem, exames/ 14h e 18h – palestra para os carroceiros
Local: Parque de Exposição Agropecuária da cidade