Secretaria de Fazenda começa o envio de carnês

07/03/2014 10:52

 

Francisco Coelho

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal começou a gerar ontem (6) os 223.661 boletos do IPVA com o desconto do programa Nota Legal. Na segunda quinzena de fevereiro, já foram enviados mais de um milhão de boletos aos contribuintes. A primeira parcela vence em abril e, aqueles que preferirem, podem imprimir o carnê no site www.fazenda.df.gov.br.

Os proprietários de veículos vão pagar até 4,5% menos em relação a 2013. Cerca de 95% da frota sofreu desvalorização, o que contribuiu para um imposto mais barato. A Secretaria faz atualizações anuais nos valores do tributo de acordo com a tabela da Fipe, que mede o valor dos automotores anualmente.

Segundo levantamento do Detran, circulam pelas ruas da capital mais de um milhão e meio de automóveis e a média mensal de emplacamentos é de 19 mil. Desses, 1,2 milhão estão sujeitos ao tributo, que pode ser pago em três cotas e começam a vencer no dia 07 de abril. Quem optar por pagar a cota única vai receber 5% de desconto, mas, pra isso, é preciso respeitar os prazos.

Automóveis com fabricação anterior ao ano de 1998 estão isentos de IPVA. Também não precisam pagar proprietários de veículos roubados, carros de embaixada e os portadores de deficiência.

Quem não pagar o IPVA pode ter o nome incluído na dívida ativa no DF e se forem parados em blitzes terão os veículo recolhidos ao depósito do Detran até o pagamento. Também é acrescida multa de 5% , em 30 dias de atraso, após este prazo aplica-se juros de 1% e multa de 10% sobre o valor no imposto.

Da Redação do Alô