Rollemberg critica baixo resultado dos alunos brasileiros na avaliação do Pisa
Para Rádio Senado: Francisco Coelho
O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, criticou o baixo resultado dos alunos brasileiros no pisa, o programa internacional de avaliação de alunos. Apenas dois por cento dos estudantes avaliados conseguiram resolver problemas mais complexos de matemática.
O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, criticou as ações do governo nas políticas educacionais. Os estudantes brasileiros ficaram na trigésima oitava posição no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, Pisa, que foi divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE. Rollemberg reclamou durante discurso em plenário, especialmente do Governo do Distrito Federal. “A média das avaliações dos alunos do Distrito Federal piorou. Enquanto isso o Governo do Distrito Federal gasta fortunas para construir um estádio que terá muito pouca utilização depois da Copa. E o resultado tá aqui o Distrito Federal perdendo posições no Pisa, quando na verdade deveríamos estar investindo na educação como grande prioridade do DF.
De acordo com os dados divulgados pelo Pisa, apenas dois por cento dos estudantes brasileiros conseguiram resolver problemas mais complexos de matemática. Em outros países avaliados, a média ficou em onze por cento. Rollemberg destacou a valorização dos professores e uma maior participação dos pais, como uma medida importante para melhorar a qualidade do ensino.
Para garantir a qualidade nas escolas é preciso atrair e reter os melhores profissionais. Vamos conseguir isso com a instituição de planos de carreira para os professores, salários justos e programas permanentes de qualificação. Precisamos envolver as famílias no processo da educação. Os alunos cujos pais estimulam os filhos demonstram mais perseverança e melhor desempenho.
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos avaliou a capacidade de estudantes de 44 países em três quesitos: matemática, literatura e ciências.