Recadastramento Biométrico está quase no fim
1.462.275 pessoas já realizarão o cadastramento biométrico no DF
O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) terminou ontem(7), o atendimento a eleitores com a biometria agendada. Quem ainda precisa atualizar o título eleitoral não pode mais fazê-lo por agendamento. Agora, basta ir até um cartório eleitoral portando comprovante de residência, título de eleitor e um documento de identificação. Até ontem (7), 1.462.275 pessoas já tinham cadastrado as digitais. O prazo termina no dia 31 de março. Mais de 300 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento.
Na tarde de ontem (7), o governador Agnelo Queiroz assinou um termo de cooperação entre GDF, TRE-DF e TJDFT. O acordo tem como objetivo permitir o recadastramento biométrico dos eleitores presos e possibilitar a montagem de seções dentro das detenções. Por lei, quem cumpre pena não tem direito a voto, apenas presos provisórios podem votar de maneira facultativa. O TRE-DF vai fazer uma consulta prévia e verificar a quantidade de presos provisórios que pretendem votar nas eleições de outubro. A partir deste levantamento, serão descolados funcionários e urnas para seções eleitorais que serão montadas nas penitenciárias da capital. Agnelo destacou a importância do voto da população carcerária. “A legislação assegura o voto facultativo para o preso provisório, mas nossa obrigação, enquanto poder público, é garantir o que está na Constituição, fazendo com que eles possam se recadastrar e se tornar aptos a votar". Durante o evento, estava previsto o recadastramento do título eleitoral de Agnelo, mas, segundo ele, por problemas de agenda, não seria possível regularizar o documento.
Quem não fizer o recadastramento até o dia 31, além de ter o documento cancelado, só vai poder regularizar a situação depois do segundo turno das eleições, previsto para acontecer no dia 26 de outubro. O eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais fica impedido de tomar posse em concurso público, tirar passaporte, fazer empréstimos e participar de programas sociais.
Até o final deste mês, os cartórios eleitorais do Distrito Federal atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os postos localizados no “Na Hora” e na estação da rodoviária atendem das 7h30mim às 18h30mim. Para saber onde fica o cartório eleitoral mais próximo, basta ligar no telefone: 3048-4000 ou acessar o site do TRE-DF (https://www.tre-df.jus.br).