Raupp quer liberação de R$ 5 bilhões para atingidos por enchentes em RO

28/04/2014 20:35

Para a Rádio Senado: Francisco Coelho

 

O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, fez um apelo ao governo federal para editar uma medida provisória liberando cinco bilhões de reais para os atingidos pela enchente no estado. A ideia é agilizar a liberação de recursos para as cidades atingidas pelas cheias do rio madeira. 

 

 

 

 O Senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, pediu que o Governo Federal edite uma Medida Provisória para destinar recursos às cidades atingidas pelas enchentes no Estado de Rondônia. De acordo com Raupp o Governo estima que sejam necessários cinco bilhões de reais para reconstrução das áreas atingidas. E embora as águas já estejam baixando, a enchente ainda traz preocupação para os moradores. O senador pediu agilidade na liberação dos recursos. “É imprescindível que todas as esferas de governo sejam de nível federal ou estadual se unam no sentido de agilizar a reconstrução das áreas afetadas, minimizando os efeitos negativos decorrentes das cheias e trazer de volta a dignidade para as famílias desabrigadas.”

 

 Os estragos causados pelas cheias atingiram pelo menos 18 mil pessoas em Rondônia. Os municípios mais atingidos foram os de Nova Mamoré, Guajará-Mirim e a capital Porto Velho. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, pediu o reconhecimento dos decretos de calamidade pública do estado pela Defesa Civil Nacional. “Fazemos um apelo para que a Defesa Civil Nacional reconheça esses decretos, pois esta é uma etapa importante nesse período pós-enchente que começamos a enfrentar agora. O grande problema da enchente não é a enchente, é o pós-enchente, o estrago que a enchente faz. Por isso a importância do reconhecimento dos decretos de calamidade pública”

 Os bancos do Brasil, da Amazônia e a Caixa Econômica Federal estão promovendo campanhas para arrecadação de dinheiro, que servirá para ajudar a população atingida pelas chuvas.