Randolfe Rodrigues defende desmilitarização da polícia no Brasil

11/04/2014 16:29

Para Rádio Senado: Francisco Coelho

 

O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá defendeu a desmilitarização da polícia no Brasil. Randolfe defendeu ainda a aprovação da proposta de emenda a constituição que reestrutura o modelo de segurança pública. 

  A desmilitarização da polícia é assunto da Proposta de Emenda à Constituição de número 51 de 2013. A PEC é de autoria do senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro. Em discurso no Plenário o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá defendeu a aprovação da PEC. “Esta Proposta de Emenda a Constituição visa constituir uma nova matriz para as nossas policias. Que a truculência da polícia seja substituída pela inteligência. A polícia tem que passar a atuar não com a truculência e sim com inteligência, não com a repressão e sim com a prevenção. Não com o princípio da violência e sim com o princípio da dignidade da pessoa humana”.

  O senador criticou a atual organização da polícia Brasileira e lembrou ainda que a atual estrutura de segurança teve origem nos primeiros anos da ditadura militar, ainda nos anos sessenta logo após o Ato Institucional número 5, o mais repressivo de todos. “A estrutura de policias militares foram constituídas após o ato institucional número cinco. O pior dos atos da ditadura. Essa estrutura fortalece uma cultura oriunda dos piores anos do arbítrio e da ditadura. Por isso essa cultura tem que ser mudada. Nós não podemos ter um tipo e um padrão de polícia, que não reconhece, aqueles que servem, como cidadãos Indistintamente da classe social.”

Randolfe também cobrou um tratamento digno aos policias e defendeu a criação de uma carreira única para os agentes de segurança pública. A proposta do senador Lindbergh aguarda a aprovação de requerimento para ser analisada em conjunto com outros dois projetos que tratam do mesmo assunto.