Projeto de moradia, arcabouço e comissões marcam semana no Congresso
MP do Minha Casa Minha Vida precisa ser aprovada até a próxima 4ª feira para não perder validade A semana que começa promete ser intensa no Congresso Nacional. Duas matérias de grande importância para o governo estão na pauta.A primeira delas é a Medida Provisória do Minha Casa Minha Vida. O texto foi aprovado, com alterações, na Câmara e agora precisa ser votado pelo Senado até 4ª feira (14.jun) para não perder a validade.
Outro projeto que está no Senado é o do novo Marco Fiscal -- também chamado de arcabouço --, que substitui o Teto de Gastos. Esse texto também foi aprovado na Câmara, com uma boa margem, em uma vitória do governo. No Senado, ele será analisado, primeiro, na Comissão de Assuntos Econômicos, em sessão marcada para esta 3ª feira (13.jun). A expectativa do governo é de que a matéria seja levada ao plenário na 4ª (14.jun).
O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também quer votá-lo nesta semana. A oposição, porém, pretende fazer mudanças no texto, o que o obrigaria a voltar para a Câmara.Ainda no Senado, há a expectativa para a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apontou que isso pode acontecer na 4ª feira (14.jun) na Comissão de Constituição e Justiça. Depois, haverá votação em plenário, o que de acordo com o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), pode acontecer na 4ª feira da outra semana (21.jun).
Por falar em comissões, a semana deve ter duas reuniões da CPI Mista dos Atos de 8 de Janeiro, na 3ª (13.jun) e na 5ª (16.jun), para votar requerimentos e analisar documentos para as oitivas.
Também na 3ª (13.jun) está marcada sessão que deve instalar e definir presidente e vice da CPI das Pirâmides Financeiras na Câmara.