Programa "Nosso Trabalho é da Sua Conta" deu o ponta pé inicial na cidade de Ceilândia
A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF, presidida pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), lançou nesta quinta-feira (1°), o programa "Nosso Trabalho é da Sua Conta, iniciativa itinerante para ensinar a população a fiscalizar o uso do dinheiro público. A primeira ação foi durante o projeto Câmara nas Cidades, realizado na Ceilândia.
A iniciativa busca aumentar a proximidade da CLDF com a população, compartilhando informações e ensinamentos para a comunidade supervisionar o uso do dinheiro público, tanto pelo GDF como pelos próprios deputados distritais. Durante o evento também foi explicado o papel da Câmara Legislativa, tendo em vista que parcela relevante dos moradores locais não sabe como funciona o legislativo distrital na prática. Foi elucidado que a população poderá participar ativamente da comissão, tirando dúvidas e fazendo sugestões.
Moradores e lideranças comunitárias compareceram ao evento e pontuaram a importância de um programa como esse. “Já era tempo de recebermos uma palestra produtiva e informativa que vem ao encontro das necessidades da população. Com certeza eu estarei divulgando essa acessibilidade para os pais das nossas escolas a fim de que a transparência no uso do dinheiro público seja mais nítida para o desenvolvimento das cidades, ressaltou a diretora da Escola Classe Córrego das Corujas, Sheila da Silva.
Para a deputada Paula Belmonte, o programa é fundamental para que a população participe da fiscalização e particularmente do seu mandato. “A Comissão de Fiscalização fará ainda mais sentido, trazendo a comunidade para perto e incluindo essas pessoas no nosso trabalho. Estamos trabalhando para a comunidade e, por isso, é essencial que os moradores do Distrito Federal saibam como podem acompanhar o uso do dinheiro, que na verdade é deles”, afirmou a deputada.
Transparência
No Portal da Transparência, há gráficos que mostram os valores de recursos liberados por projetos ou por parlamentar, além de deixar claro o destino das emendas por unidade orçamentária ou por plano de trabalho. O portal busca as informações diretamente do Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo) com atualização diária. Também há dados que mostram como o órgão emprega seus recursos e gráficos dos gastos de verba indenizatória, do mapa dos recursos humanos, além de informações sobre contratos com empresas e licitações, entre outras informações.
A previsão do itinerário do Programa para as próximas cidades é: Varjão, Sobradinho, Vicente Pires, São Sebastião, Planaltina, Fercal, Sol Nascente/Pôr do Sol, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Água Quente.
* Com informações da assessoria de imprensa da deputada Paula Belmonte
Agência CLDF