Por que Xuxa chamou Pelé de Dico ao prestar homenagem ao rei do futebol?
O nome do menino era Edison, mas "a vovó Ambrosina o chamava de Dico", relembra Maria Lúcia, a irmã de Pelé que tem 75 anos, e que trata até hoje o irmão pelo apelido carinhoso dado pela avó.
A apresentadora Xuxa, que namorou Pelé por cerca de seis anos, se manifestou ontem após a morte do ex-jogador. Em uma nota publicada no Instagram, ela enviou uma mensagem carinhosa para a família e chamou o ex-jogador pelo apelido de "Dico"
[...] Todos que estiveram do lado do Dico, o meu abraço carinhoso e que a dor da perda se transforme em boas lembranças para ser menos pesado[...]
Xuxa
Mas, afinal, por que Dico? Dico era um apelido de infância dado pela família de Edson Arantes do Nascimento. Segundo a irmã de Pelé, Maria Lúcia, foi a avó Ambrosina quem primeiro o apelidou de Dico.
O apelido é usado até hoje por parentes de Pelé, como os netos, que chamam o rei do futebol de "vovô Dico". Com certeza hoje é um dia muito doloroso, o mais doloroso da minha vida, mas agora só resta lembrar dos momentos bons, do que o Pelé fez para o Brasil e para o mundo, as pessoas que ele ajudou e as conquistas que ele teve na carreira e na vida. Vovô Dico, você é o meu ídolo e sempre será
Arthur Spies, neto de Pelé e filho de Flávia Cristina
O ex-jogador, no entanto, se tornou mundialmente conhecido como Pelé. E a origem desse outro apelido também remonta a infância do craque. A história do apelido Pelé tem relação com uma "confusão" de pronúncia.
Ainda na infância, Dico gostava de acompanhar o pai (também jogador) em partidas pelo Vasco de São Lourenço (MG). Um dos colegas de equipe era o goleiro Bilé, uma referência para o menino.
Dico, no entanto, errava a pronúncia de Bilé, dizendo algo como "Pilé". Por isso, passou a ser alvo de chacota entre amigos -- e o apelido Pelé acabou pegando