Pesquisa revela avaliação sobre atuação dos parlamentares no Congresso

09/05/2014 18:18

Para a Rádio Senado: Francisco Coelho

Pesquisa do Datafolha mostra que apenas 14 % da população avalia como ótima ou boa a atuação de parlamentares no Congresso Nacional. Os dados mostram ainda que avaliação negativa do congresso caiu de 42% para 34% desde agosto do ano passado. Para senadores o descontentamento é com a atuação dos políticos de forma geral. 

 Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira, apontou que 34 por cento da população avalia como ruim ou péssima a atuação de parlamentares no Congresso Nacional. O número caiu em relação à pesquisa realizada em 2013, quando o número chegou a 42 por cento. Os dados mostram ainda que 43 por cento julga como regular a atividade dos parlamentares. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal a pesquisa não revela nenhuma surpresa. “ Eu sinceramente imaginava que sairia pior ainda do que isso. Mas não é só o Congresso, são todos os políticos. Nós estamos divorciados do que a opinião pública está querendo, nós não estamos sintonizados com a opinião pública, com a população, com o povo... e povo dá o troco mostrando que não confia no Congresso.”

  O índice de reprovação é maior entre as pessoas com ensino superior. O resultado chega a 45 por cento. A avaliação do Congresso é positiva para 14 por cento dos entrevistados. Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo a reforma política pode reverter essa situação. “A primeira coisa que o Congresso deveria ter feito e está com uma dívida com a população brasileira é a reforma política. Se não fizer a reforma política nós não poderemos mudar esse quadro. Pra mim esse é o ponto principal. Ele é essencial.”

 O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá disse que o problema está no financiamento das campanhas. “A mais importante reforma política é acabar com o financiamento privado de campanha. O financiamento privado de campanha é a mãe de toda corrupção.”

 A pesquisa do Datafolha ouviu 2.844 pessoas nos dias 7 e oito de maio em 174 municípios.