Organização que atende crianças em vulnerabilidade é investigada por desvio de verba recebida do governo do DF
Investigação aponta que, entre 2014 e 2023, organização recebeu mais de R$ 50 milhões em repasses legítimos da Secretaria de Educação.A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), uma operação que investiga uma organização da sociedade civil que tem contratos com a Secretaria de Educação e que faz a gestão de cinco creches, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.
Os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão em Taguatinga, São Sebastião e Núcleo Bandeirante. De acordo com a investigação, entre 2014 e 2023, a organização recebeu mais de R$ 50 milhões em repasses. Os investigadores afirmam que os contratos com a Secretaria de Educação eram legítimos.
A TV Globo apurou que o alvo da operação é o Lar Educandário Mont Serrat. Questionada pela reportagem, a organização afirmou que não iria se posicionar no momento.A Polícia Civil afirma que uma empresa de fachada foi criada, em nome de parentes de gestores da organização, para emitir notas fiscais fraudadas. Os documentos justificavam a compra de produtos e a contratação de serviços superfaturados ou não realizados. Dessa forma, o dinheiro recebido do GDF era desviado.
Segundo a corporação, os alvos são investigados pela possível prática de associação criminosa e estelionato contra a administração pública. Se condenados, os suspeitos podem pegar até dez anos de prisão.
A operação desta manhã é uma parceria da Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/DECOR) com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).