ONG usa reciclagem de lixo e artesanato para recuperar dependentes químicos

27/08/2014 09:10

Francisco Coelho 

 

    Lixo é qualquer objeto sem valor ou utilidade que se joga fora. Essa é a definição dada pelos dicionários, mas para o carioca Edson Vaz, o lixo foi uma fonte de inspiração. Ele chegou a Brasília em 1984 e depois de enfrentar uma batalha contra as drogas “enxergou” na reciclagem uma possibilidade de mudar de vida. Livre da dependência química, Edson começou a ministrar palestras em casas de recuperação. Mas, percebeu que era preciso fazer algo além das palestras. Resolveu então criar a organização não governamental LIXOMANIA. A iniciativa começou na região administrativa do Paranoá, no distrito federal e ao longo de dez anos já ensinou mais de três mil pessoas a arte de transformar o lixo, em belos objetos de decoração e até mesmo pequenas hortas, feitas com pneus usados. Edson explica que a ONG surgiu pela necessidade de criar uma fonte de renda. “Eu estava fazendo um trabalho social visando o esclarecimento sobre as drogas, com alguns adolescentes em algumas casas de recuperação e tínhamos uma necessidade de fazer algo que pudesse se transformar em uma fonte de renda.”

 

  A ONG LIXOMANIA leva para as casas de recuperação de dependentes químicos oficinas de reciclagem e palestras sobre as formas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e sobre os impactos do lixo no meio ambiente. O objetivo do nosso trabalho é levar sempre o aluno onde está sendo jogado o lixo e mostrar os impactos que ele causa ao meio ambiente. Nós vamos até as comunidades e demonstramos como transformar os resíduos em trabalhos artesanais rentáveis.  

 

 

  Edson explica como é realizado o trabalho de transformar latas, garrafas de refrigerante, baldes, tambores e garrafões de água mineral em jardineiras, púlpitos, mesas, luminárias e muitas outras peças. “O nosso trabalho em si junto a reciclagem é recolher a lata. Essa lata a gente abre ela, fura e faz as formas. Essas vão se transformar em jardineiras, troncos de árvores, cachoeiras... Tudo revestido com cimento e areia. É um trabalho muito bonito.”

 

 Para Edson Vaz a maior recompensa que pode receber é o carinho das pessoas que participam do projeto. “Quando você consegue passar para uma pessoa, uma coisa que essa pessoa aprende e aquilo vai servir pra ele e vai fazer da mesma forma que você faz ou melhor, eu acho que não tem recompensa maior.”

  

 Os trabalhos produzidos pela ONG LIXOMANIA já foram expostos em diversos espaços públicos de Brasília, inclusive no salão negro do congresso nacional. Para saber mais sobre a iniciativa do artista plástico Edson Vaz, você pode entrar em contato pelo email: edsonvaz.lixomania@hotmail.com ou através do telefone zero operadora 61 9108-5005.