O setor de telefonia liderou o ranking de reclamações em 2014
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça, foram mais de 450 mil registros de problemas com as empresas de telefonia celular e fixa.
Em 2014, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, registrou quase dois milhões e quinhentas mil reclamações nos Procons de todo o país. Desse total, 457.928 foram em relação aos serviços de telefonia, 9,8 % das queixas eram sobre telefonia fixa e 9,5% sobre telefonia móvel. A maioria é em relação à ausência de sinal, cobranças abusivas e baixa velocidade dos serviços de internet banda larga. O problema afeta a maioria dos estados brasileiros.
No ano passado uma audiência pública no Congresso debateu os problemas do setor com os presidentes das empresas de telefonia. Na ocasião as operadoras argumentaram que a falta de antenas é a principal culpada pelas falhas nos serviços. A justificativa não agradou muitos parlamentares, principalmente os dos estados do norte e nordeste, que também sofrem com a dificuldade. O vice-presidente do Senado Jorge Viana, do PT do Acre,já subiu a tribuna várias vezes para reclamar da falta de sinal em seu estado.
Os problemas com bancos comerciais e operadoras de cartão de crédito ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking de reclamações.