O Governo Federal criou um canal para o recebimento de denúncias de postos dei combustíveis com cobranças abusivas nos preços.
A decisão veio após o anúncio de mudança na política de preço da Petrobras. Com a alteração, os preços do diesel e da gasolina foram reduzidos, mas a queda nos valores chegou tímida nas bombas.
Na semana passada, a Petrobras reduziu os preços da gasolina e do diesel. A gasolina ficou quarenta e quatro centavos mais barata e o diesel quarenta centavos. A expectativa era para uma redução substancial nos preços praticados por postos de combustíveis, mas não foi o que aconteceu.
Para evitar a cobrança abusiva e garantir a redução dos preços, a secretaria nacional do consumidor aumentou a fiscalização e criou um canal para o recebimento de denúncias. O ministro da justiça também lançou um curso para esclarecer os motoristas sobre o mercado de combustíveis.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, chamou o setor de postos de combustíveis de cartel e afirmou que vai fazer cumprir a lei.
As denúncias podem ser feitas no site do ministério da justiça e segurança pública: gov.br/mj. As inscrições para o curso ficam abertas até o dia 29 no portal da escola nacional do consumidor na plataforma gov.br.
Francisco Coelho