No lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Tutelares, participantes clamam pela proteção às crianças

19/05/2023 10:26

No lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Tutelares, em sessão solene na noite desta quarta-feira (17), no plenário, o presidente do colegiado, deputado Thiago Manzoni (PL), argumentou pela efetividade do trabalho dos conselhos na preservação dos direitos de crianças e adolescentes.

O parlamentar lembrou que em outubro deste ano haverá eleição para os conselhos de cada região administrativa do DF. Esses órgãos permanentes e autônomos, cujo trabalho é zelar pelo cumprimento efetivo dos direitos das crianças e adolescentes, é composto por cinco membros eleitos pela população local. “Além dos aspectos técnicos e teóricos, das atribuições e competências, a missão dos conselhos é o apoio e o fortalecimento do núcleo familiar, onde as crianças são edificadas”, afirmou Manzoni, ao reforçar que a missão dos conselhos é preservar e proteger crianças e adolescentes.

Suplicou pela urgente necessidade de proteção às crianças a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP). Bastante emocionada, ela narrou situações de violência familiar, inclusive em seu próprio ambiente doméstico. “Venho de um estado onde se estupram, matam crianças e as jogam no matagal”, disse. “Os gritos dessas crianças ecoam nas matas”, lamentou.

Protagonismo

 

Ao registrar seu apoio à Frente, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) destacou a importância desse lançamento no Maio Laranja, mês de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela defendeu o protagonismo dos conselheiros tutelares, agentes que estão “na ponta protegendo nossas crianças” e salientou o fortalecimento desse segmento quando ela esteve à frente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A senadora agradeceu o trabalho dos conselheiros presentes no evento, a quem ela classificou de “heróis”, e frisou a necessidade de valorização desses profissionais.

Mesmo reconhecimento aos conselheiros foi manifesto pela deputada Paula Belmonte (Cidadania): “É um cargo de missão”. Ela disse que a Frente irá lutar para que haja estrutura para os conselhos, apoio endossado pela ex-deputada Sandra Faraj.

Demandas

O representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares, Gustavo Henrique Camargos, reivindicou estrutura e condições de trabalho adequadas à abrangência do trabalho, como sede para comportar os atendimentos, com espaços para apoio administrativo e salas lúdicas para receber as crianças, entre outras necessidades.

 


Ciente das demandas, o deputado Thiago Manzoni discorreu sobre as precárias condições de trabalho desses agentes, a exemplo da falta de veículos para o deslocamento dos conselheiros atenderem aos chamados da população, e reforçou a disposição da Frente para lutar por melhorias.

Por sua vez, a representante da Polícia Militar do DF (PMDF), major Isabela Cristina Almeida, frisou a atuação da corporação em rede com os conselhos tutelares.

Ao término da sessão solene, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, foram entregues moções de louvor a conselheiros pelos serviços prestados à população.

Franci Moraes - Agência CLDF