Nesta segunda, o governo Lula completou cem dias

11/04/2023 07:53

    O terceiro mandato de Lula começa com menos “ânimo”, se comparada aos mandados anteriores de Lula e Dilma. A marca, até agora, foi a retomada dos antigos programas de governo como “Minha Casa Minha Vida” e “Mais Médicos”. No campo político, Lula teve que lidar com a invasão do dia oito de janeiro e no congresso ainda busca uma base sólida.
   Como qualquer governo, as promessas são muitas e as cobranças começam imediatamente logo após a posse. Lula cumpriu parte das promessas: o programa mais médicos, a criação e recriação de novos ministérios e a volta do minha casa minha vida. Na lista de mais urgentes estão a nova regra fiscal e a reforma tributária. No twitter, o presidente fez menção a marca e ressaltou ser um período curto diante dos quatros anos de mandato. O ministro Paulo Pimenta fez uma balanço dos cem dias, em entrevista à Tv Brasil.
  Em janeiro o governo enfrentou a primeira crise com a invasão de prédios públicos no dia oito de janeiro. Falas do presidente contra o ex-juiz e senador, Sergio Moro, e a bronca que deu em ministros do governo também repercutiram mal.
   A principal pedra no sapato do governo pode estar no parlamento. Durante todo esse tempo nenhum projeto de grande interesse de lula foi votado. Ainda na legislatura anterior, o governo eleito, conseguiu avançar com a alteração no orçamento, mas neste ano nada foi votado. Pela frente, o primeiro desafio será a aprovação da nova regra fiscal.
  A nova regra fiscal deve ser apresentada ainda neste mês ao congresso nacional.

 

Francisco Coelho