Mulher cai de altura de 18m ao fazer rapel em cachoeira no DF e bombeiros usam tirolesa para resgate

11/06/2023 16:22

Grupo praticava esporte na cachoeira do Tororó. Trabalho dos bombeiros durou 6h. Uma mulher de 26 anos foi resgatada pelos bombeiros do Distrito Federal após cair de uma altura de 18 metros quando fazia rapel na cachoeira do Tororó, na região de Santa Maria. Por causa do difícil acesso e das condições irregulares do terreno, o trabalho dos militares durou 6 horas e foi preciso usar uma tirolesa para retirar a vítima do local (veja vídeo acima).

O acidente foi durante a tarde deste sábado (10). A mulher estava com um grupo que praticava esportes na queda d'água.Os bombeiros foram chamados pouco depois das 15h. Segundo a corporação, a mulher estava na base ("pé") da cachoeira, com uma fratura exposta no tornozelo direito, um corte profundo no cotovelo e sangrando muito.

Ela foi imobilizada e aquecida com duas mantas térmicas, já que as roupas estavam molhadas. Como era preciso subir até o alto da cachoeira para retirar a vítima do local, ela foi colocada em uma "maca tipo cesto" que foi içada pelos bombeiros (veja foto acima).

Quando conseguiram chegar com "o cesto" no alto da cachoeira, foi preciso ainda caminhar por cerca de três horas, carregando a mulher ferida, até chegar ao local onde a ambulância do SAMU esperava.

A mulher foi levada para o hospital e não corre risco de vida.

A cachoeira do Tororó

 

A cachoeira do Tororó fica a 35 km de distância do centro de Brasília. A queda d'água tem 18 metros de altura e é muito procurada para a prática de esportes como o rapel e também para lazer.

Por ser a cachoeira mais próxima, o local é bem movimentado. O nome Tororó vem do tupi-guarani e significa enxurrada.