PSB promove curso de formação de alfabetização política nas universidades, feiras e ruas
Por Roberta Gruner
AGNOT – 24.09.23 – RG: Considerado o segmento do PSB com maior inserção dentro da sociedade civil no país e o grupo partidário de maior protagonismo político no DF, além de ser considerado o único organicamente ideológico dentro do PSB, tanto nos estados como no Distrito Federal, o Movimento Popular Socialista, liderado nacionalmente pelo ex-guerrilheiro Acilino Ribeiro, hoje ativista dos direitos humanos e militante pela Paz Mundial e o Meio Ambiente, busca protagonizar a cada dia ações para fortalecer o PSB no Distrito Federal.
Após as eleições de 2022 onde o PSB diminuiu sua bancada pela metade onde só elegeu uma deputada distrital no DF e tendo passado no início deste ano por uma grave crise entre que levou a desfiliação de várias filiadas, principalmente da Secretaria de Mulheres, conforme afirmou uma delas, o MPS buscou construir uma unidade em torno de seus núcleos de base a agora parte para as ruas em busca de recrutar lideranças de movimentos sociais e fortalecer o partido para a construção de um grande movimento de massa no PSB e uma nominata para 2026 que se diferencie das demais anteriores onde praticamente todos os que se elegeram saíram do partido, dentre eles, Joe Valle, Roselvert Villela, José Gomes e Leila Barros.
Para levar adiante sua estratégia de fortalecimento e torna-lo um partido de massa, politicamente forte, eleitoralmente viável e partidariamente uma alternativa no DF os dirigentes do MPS, que é um segmento do partido, mas tem uma militância ideologicamente crítica e politicamente distante dos dirigentes do PSB da capital federal, resolveu ir as ruas com ativistas formados política e ideologicamente. Para tanto está sendo realizado em Brasília um Curso de Formação de Monitores de Alfabetização Política e para Recrutamento Partidário pela Coordenação de Formação do MPS. Movimento Popular Socialista está organizado nos vinte e seis (26) estados e no DF, tem uma direção nacional e em cada estado e no DF tem uma coordenação coletiva de onze (11) membros com um Secretário, um Subsecretário, um Assistente de Base e mais oito dirigentes e se tornou praticamente a vanguarda popular do PSB nos estados e no DF, por sua penetração no meio da massa e revolucionária por suas ações ideológicas mais a esquerda dentro do Partido Socialista Brasileiro. No Distrito Federal tem dezenove (19) zonais eleitas em congresso, dezesseis núcleos de base tambem eleitos em congresso e uma Executiva Distrital tambem eleita.
A estratégia usada pela direção do MPS foi traçada no começo deste mês e já implementada pela Coordenação local do segmento e os núcleos de base em comunicado a militância anunciando que desde ontem o MPS DF por orientação nacional e com a logística do pessoal dos 15 núcleos de base do MPS DF e em especial do pessoal do NB de Cultura do MPS / PSB DF, <instalou a TENDA CULTURAL – Criativa e Ambulante – fixa aos SÁBADOS na Feira Norte, entre a 216 e a 416 da Asa Norte, e aos DOMINGOS, no EIXÃO sul e norte, na altura da 208, alternadamente, uma semana na sul e outra no norte. E durante a semana a partir de novembro será instalada nos campus das universidades, UnB as 3a e 4a – UDF na 5a; UNICEUB na 2a, e CATÓLICA na 6a feira; Tanto nas feiras como nas universidades o objetivo é divulgar as propostas do PSB, realizar debates com o público presente através de rodas de conversas, oficinas de formação, recrutar novos militantes, vender o material didático partidário e o material revolucionário do MPS para o autofinanciamento das ações do movimento no DF e nacional e promover uma integração partido-sociedade. No entanto ontem e nos dias 30/09 e 07/10 a Tenda estará em caráter experimentar e organizativo, e a inauguração só acontecerá no dia 14 de outubro a partir das 10 horas da manhã com a presença dos mais de 200 militantes do MPS no DF. O MPS espera contar com a presença de toda sua militância além dos dirigentes partidários nacionais, como parlamentares, ministros e governadores que estão sendo convidados para comparecerem. O curso termina dia 14 próximo, quando se inicia as atividades da Tenda Ambulante. AGNOT – 24.09.23 – RG,
Fonte: EGNEWS