Leitura do relatório da MP 635 é transferida para próxima semana
Para a Rádio Senado: Francisco Coelho
A leitura do relatório da Medida Provisória 635 de 2013 foi transferida para a próxima semana. A MP garante o pagamento de seguro safra a agricultores que tiveram prejuízos na safra de 2012 e 2013.
A Medida Provisória 635 de 2013 amplia o valor do seguro safra concedido aos agricultores familiares, que por excesso ou falta de chuva tiveram prejuízos na safra dos anos de 2012 e 2013. O texto aumenta o auxílio emergencial financeiro, em parcelas de 80 reais mensais por família. A MP editada pelo Governo recebeu 24 emendas. O relator da matéria, deputado federal Givaldo Carimbão, do PROS de Alagoas, destaca os avanços do texto. “O avanço que houve e a mudança do texto foi exatamente você acatar o subsídio da cana-de-açúcar no nordeste. Cinco anos o governo edita medida provisória e acata, obviamente, e ‘este ano é o sexto ano’, e nós incorporamos a medida 635”.
Uma emenda do deputado Anthony Garotinho, do PR do Rio de Janeiro, que permite ajuda financeira aos produtores independentes de cana-de-açúcar fluminenses, foi acatada pelo relator. Parlamentares do PMDB pediram vista e a apreciação do relatório ficou para a próxima semana. O senador José Pimentel, do PT do Ceará disse que o pedido de vista não vai impedir a votação do texto. “O PMDB resolveu pedir vistas para analisar melhor a matéria, no entanto o vice-líder do PMDB na câmara o deputado Manoel Junior já analisou a matéria e nós dissemos que vai encaminhar favorável”.
A MP beneficia 686 mil agricultores familiares em 664 municípios.