Jovem tetraplégico do Ceará já venceu cinco olimpíadas de matemática
Francisco Coelho
A perseverança é fundamental para conseguir realizar sonhos. Aliada a ela, é preciso batalhar muito e não dormir no ponto. Essas são algumas das qualidades que fizeram a diferença na vida de Ricardo Oliveira. Morador de várzea alegre, no interior do ceará, ele tem vinte e cinco anos e uma história repleta de conquistas, que deixam qualquer pessoa motivada. O “gênio da matemática”, como é chamado pelos amigos, já conquistou cinco medalhas de ouro na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas. Ricardo nasceu com uma doença que o impede de andar e movimentar os braços com agilidade. A amiotrofia espinhal o obrigou a usar uma cadeira de rodas para se locomover, e essa condição criou uma série de dificuldades para que o jovem pudesse estudar. Mas a vontade de vencer sempre “falou mais alto” e, com ajuda do pai, seu Joaquim Oliveira, Ricardo ia para escola de carrinho de mão. Ele conta que nunca pensou em desistir. “Eu nunca pensei em desistir. Eu sabia que as chances de eu conseguir algo grande, conquistar algo era muito pequena, mas eu sabia que a única chance que eu tinha era se eu lutasse. Desistir era entregar os pontos.”
O amor e a dedicação dos pais foram os incentivos que o fizeram chegar longe nos estudos, e agora Ricardo cursa o ensino superior no instituto federal do ceará. O curso escolhido foi mecatrônica industrial. Para ele, os pais foram fundamentais na conquista. “A escolaridade de meus pais é pouca. Minha mãe concluiu a sexta serie e meu pai não concluiu a quarta. Eles não são analfabetos, mas a escolaridade deles é muito pouca. Mas sempre me incentivaram, me deram apoio e confiaram em mim. A eles eu devo praticamente tudo. Eu diria que eles foram tanto minhas pernas quanto meus braços nessa luta. Eu diria que sem eles eu não seria nada.”
Ricardo ministra palestras motivacionais para alunos de escolas públicas no ceará. Para ele o que falta aos jovens é incentivo para enfrentar os obstáculos. “Hoje a maioria dos jovens eles tem tudo que precisam. Eles não têm algo que os faça lutar. Eu sempre tento levar frases de incentivo e de motivação para tornar o estudo deles melhor. Mostrar que dá pra conquistar algo grande na vida se esforçar.”
Ricardo enfrentou todas as dificuldades que o destino lhe impôs e conseguiu realizar o sonho de cursar faculdade. De origem humilde, ele chamou a atenção dos brasileiros. Foi notícia em emissoras de rádio e televisão, e em 2008 recebeu uma homenagem dos senadores e do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.