Ibaneis volta ao cargo e diz "em paz"
Ibaneis Rocha voltou a despachar como governador do Distrito Federal. Ele estava afastado do cargo desde os protestos de 8 de janeiro. O retorno ao cargo aconteceu após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O afastamento estava previsto para acabar somente em 8 de abril.
O “retorno imediato” de Ibaneis Rocha ao cargo foi determinado ontem pelo ministro Alexandre de Moraes. Durante entrevista coletiva do chefe do executivo local, hoje de manhã, o salão branco do palácio do buriti foi ocupado por apoiadores, autoridades e jornalistas.
De volta ao trabalho, o governador permanece como investigado no processo que apura participações e omissões nos atos de invasão aos prédios dos três poderes em janeiro. A punição com o afastamento do cargo só foi suspensa porque o ministro Alexandre de Moraes entendeu que Ibaneis não oferece riscos para a investigação.
Ibaneis afirmou que a preocupação, agora, é cumprir o mandato. Ele foi reeleito em primeiro turno nas eleições de outubro do ano passado. A Vice-Governadora, Celina Leão, que ficou à frente do governo por 66 dias, comemorou o retorno de Ibaneis e reforçou a união política entre eles. Parlamentares da câmara distrital e federal, também se manifestaram sobre o fim do afastamento do governador.
Por: Francisco Coelho