GDF estimula o protagonismo estudantil entre alunos do ensino médio
Programa de Desenvolvimento de Liderança Jovem vai promover capacitação, engajamento e formação de líderes para alunos das redes pública e particular
A primeira descentralização foi realizada no final de agosto. Nesta segunda-feira (30), foi feita a atualização dos valores – portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) prevê mais de R$ 1 milhão que serão investidos no programa. Entre as ações, o PDL-Jovem DF vai proporcionar aos jovens de 15 a 29 anos oportunidades para desenvolverem habilidades de liderança, comunicação, empreendedorismo e cidadania.
A vice-governadora Celina Leão enfatiza a importância da participação dos estudantes na tomada de decisões que levem ao bem comum desde cedo. “Nós acreditamos que a participação dos jovens na tomada de decisões a partir do ambiente onde estão inseridos vai incentivá-los a se engajarem em questões que afetem o seu entorno e a sua comunidade. O programa busca dar voz às demandas levantadas por esses jovens para que transformem positivamente a realidade que os cerca. São ensinamentos que serão levados para a vida”, afirma a vice-governadora.O secretário de Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, afirma que o objetivo é levar cidadania aos alunos do ensino médio do DF. “Com o programa queremos também resgatar o protagonismo juvenil, fomentando a formação de entidades representativas dos estudantes, que lutam pelas melhorias dentro das instituições de ensino. Esses mesmos alunos podem formar associação de moradores para lutar por melhorias na sua rua, no seu bairro, por exemplo”, detalha o secretário.
A primeira ação do PDL-Jovem DF é justamente escutar os estudantes. Equipes da secretaria têm percorrido as escolas para ouvir as demandas dos alunos sobre as melhorias que eles querem para as instituições de ensino e suas imediações. A ação, batizada de Fala Galera, já foi até Santa Maria, Guará e Núcleo Bandeirante, onde cerca de 1,5 mil questionários foram preenchidos pelos alunos. Os dados estão sendo compilados pela SEFJ, que faz a intermediação com outros órgãos, quando é o caso.O programa também prevê a confecção de mais de 40 mil carteirinhas estudantis gratuitamente para quem estuda na rede pública e, deste modo, garantir o direito à meia entrada em eventos culturais e esportivos.