Fiéis montam tradicional tapete de Corpus Christi na Esplanada; veja programação

08/06/2023 11:16

Os desenhos que vão ganhando forma mostram a hóstia, o cordeiro, o bom pastor, entre outras referências bíblicasFiéis de diversas regiões do Distrito Federal foram à Esplanada dos Ministérios na manhã desta quinta-feira (8/6) para celebrar o Corpus Christi. Desde antes das 7h, grupos formados por jovens trabalham na confecção do tradicional tapete de areia, palha e serragem, com símbolos católicos, sobre o qual a procissão com o corpo e sangue de Cristo passará à noite.Os desenhos que vão ganhando forma mostram a hóstia, o cordeiro, o bom pastor, entre outras referências bíblicas.

Com as mãos sujas de areia vermelha, a biomédica Joana Darc dos Santos Almeida, 33 anos, chegou ao local nas primeiras horas do dia para ajudar na confecção da imagem de Nossa Senhora.“Faço parte da Equipe Jovem de Nossa Senhora da Arquidiocese de Brasília. Sempre gosto de participar da celebração. É uma oportunidade de demonstrar fé e priorizar Cristo. Ficamos satisfeitos em saber que ainda há jovens que conseguem movimentar a igreja e se doar. Cristo é doação”, disse JoanaOs amigos Lucas Fonseca, 21, e Sofia Gonçalves, 30, participam pela primeira vez da montagem do tapete. Eles representam o Movimento de Renovação Carismática Católica e confeccionam o desenho do cálice com o Espírito Santo“É o primeiro ano do nosso Ministério Jovem no evento. Participar disso tudo é incrível. Só víamos pela televisão e estar aqui, hoje, para confeccionar é uma realização”, comentou Lucas. “Temos aqui jovens de diversas regiões administrativas, como Ceilândia, Samambaia, Paranoá e outras”, completou Sofia.

A estudante Isabelle de Freitas Sousa, 19, faz parte do Grupo Domini da Paróquia São Pio de Pieltrecina, no Sudoeste, e participa da celebração há pelo menos quatro anos.

“É um compromisso que tenho todos os anos. A minha prioridade no dia de Corpus Christi é celebrar a fé. Isso deixa a gente mais feliz para seguir com o restante do ano”, pontuou a jovem.No total, são 25 desenhos de imagens bíblicas em referência à Eucaristia. Juntos, todos formam uma passagem de cerca de 120 metros, rumo ao palco onde ocorrerá a missa, ponto alto da celebração, às 17h.

Os tapetes devem ficar prontos por volta das 12h. À tarde, diversos padres atenderão confissões na tenda montada atrás do palco onde será celebrada a Santa Missa.Procissão

Após a cerimônia, acontecerá a tradicional procissão, que percorrerá o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral. Na ocasião, o Santíssimo Sacramento é levado no papamóvel que foi usado na visita de São João Paulo II a Brasília; em seguida, o arcebispo Dom Paulo Cezar Costa dará bênçãos aos doentes, aos governantes e às famílias.

São esperadas 70 mil pessoas no evento. Um esquema especial de segurança, bem-estar e transporte público está preparado para acolher os fiéis que se dirigem ao local a fim de acompanhar a celebração.

O trânsito no local será modificado durante todo o dia. Pela manhã e até a hora da procissão, no fim da tarde, três faixas da S1 e da N1 ficarão interditadas para a circulação de veículos. Durante a procissão, as duas vias serão completamente bloqueadas para a passagem do cortejo. A alternativa será utilizar as pistas anexas aos ministérios.