Escolas cívico-militares do DF estão entre as dez mais bem avaliadas pelo Ideb
Unidades de Taguatinga, Santa Maria e Núcleo Bandeirante se destacaram entre as melhores do ensino público do DF. O CEF 01, do Núcleo Bandeirante, é destaque pelo segundo ano consecutivo
“Sempre destaco que nosso principal investimento é na educação das crianças e jovens, pois eles são o futuro. Investir neles é pensar em um Distrito Federal ainda melhor para se viver”, afirma o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Em parceria com a Secretaria de Educação, estamos fortalecendo as escolas com aulas de música, investimentos em esportes e parcerias para atividades como a Campus Party e outras oportunidades para as crianças. O mais importante é que todos os dias buscamos garantir a segurança necessária para que elas possam estudar com tranquilidade. Escola é lugar de aprendizado”, completa.
Atualmente, há 17 escolas de gestão no modelo compartilhado de ensino, resultado da parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Educação (SEEDF). “O governador Ibaneis Rocha é um entusiasta deste modelo e nos dá todo o suporte para que possamos seguir com este modelo, que tem dado tão certo”, ressalta Avelar.“A presença de três escolas de gestão compartilhada entre as dez melhores no Ideb é uma prova clara da eficácia desse modelo, que tem contribuído diretamente para a qualidade da nossa educação. Esse resultado mostra que, com a parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública, conseguimos criar um ambiente de aprendizado seguro e eficiente. Vamos continuar a investir e fortalecer essa abordagem para que mais escolas possam alcançar esses resultados e oferecer o melhor para nossos estudantes., afirma a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
“Alcançar a meta de aumentar o índice em relação aos anos anteriores faz com que o trabalho da gestão seja motivado em continuar buscando a melhoria da qualidade da educação”Toshiro Yamaguti, diretor do CEF 19 de Taguatinga
O CEF 01, do Núcleo Bandeirante, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking. “O resultado do Ideb reflete um trabalho de equipe em buscar a excelência na formação dos nossos alunos. Por meio das habilidades investigadas, pode-se mensurar aquilo que precisa ser aprimorado e reestruturado no ensino da nossa escola. O nosso trabalho é diferenciado, com projetos, além da ação da equipe dos bombeiros, busca pela excelência na formação dos nossos alunos. Não só pela preparação intelectual, mas também pela construção de valores éticos e morais que auxiliam os nossos aprendizes para uma vida em sociedade”, explica a diretora da unidade, Andréa Lamounier.Para o diretor do CEF 19 de Taguatinga, Toshiro Yamaguti, o resultado é motivador. “Alcançar a meta de aumentar o índice em relação aos anos anteriores faz com que o trabalho da gestão seja motivado em continuar buscando a melhoria da qualidade da educação, indicando que boas práticas pedagógicas foram adotadas e outras mais podem ser implementadas para que os nossos estudantes possam ter um ensino público de excelência”.
O comprometimento em manter e elevar os padrões de excelência é um compromisso do CED 416, de Santa Maria, de acordo com o supervisor pedagógico da instituição, Jades Daniel. “Nossa meta é continuar promovendo uma educação de alta qualidade e formar cidadãos bem-preparados para os desafios futuros. Para isso, buscamos constantemente melhorar os recursos em sala de aula, garantindo que nossos professores possam oferecer aulas ainda mais enriquecedoras e eficazes. Celebrar esse resultado é também uma oportunidade para reforçar nosso compromisso com a melhoria contínua e a inovação nas práticas educacionais”, relata.
O subsecretário de Gestão Compartilhada, da SSP-DF, Alexandre Ferro, conduz o processo das escolas desde a criação. De acordo com ele, esse resultado é fruto de uma série de atividades e dedicação conjunta de professores e militares que atuam nas instituições escolares.
“O trabalho constante que vem sendo desempenhado, de forma tão especial por todos, só poderia resultar em algo tão positivo. Eu me orgulho muito desse resultado e parabenizo todos os envolvidos. O projeto tem apenas 5 anos de funcionamento e, pelo segundo ano consecutivo, o CED 01 do Núcleo Bandeirante teve a quinta melhor nota do Ideb entre cerca de 700 escolas públicas do DF”.
Confira as escolas públicas do DF que participam da gestão compartilhada
→ Centro Educacional 3 de Sobradinho
→ Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
→ Centro Educacional 1 da Estrutural
→ Centro Educacional 7 de Ceilândia
→ Centro Educacional 2 de Brazlândia
→ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina
→ Centro Educacional 1 do Itapoã
→ Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
→ Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá
→ Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina
→ Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama
→ Centro Educacional 416 de Santa Maria
→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Lago Norte.
*Com informações da SSP-DF