Dois meses após tomarem posses, os parlamentares do Congresso Nacional devem acelerar o ritmo de votações a partir de agora.

27/03/2023 08:30

  A atual legislatura já tomou posse com muito serviço acumulado: a votação de projetos de lei a análise de medidas provisórias do governo anterior. As MPs precisam de votação acelerada porque o prazo de validade é de 120, e depois deste tempo as regras estabelecidas por elas perdem a validade. Mas câmara e senado não conseguem chegar a um acordo para tramitação das medidas. Antes da pandemia, a votação ocorria de forma mista nas duas casas, mas depois passou a ter análise individual. Lira quer manter como está, já Pacheco quer a retoma do antigo sistema.  Para dar andamentos trabalhos, Arthur Lira anunciou um esforço-concentrado para votar pelos 13 MPs nos próximos dias.

 

 E a alta dos juros, a falta de semicondutores e a desaceleração do mercado automotivo nos primeiros meses do ano são os fatores apontados para mais férias coletivas da indústria automobilística iniciadas hoje. Cerca de 5 mil trabalhadores das fábrica da GM e da Volksvagen entraram em férias coletivas no vale do paraíba. Outras 6 montadoras também anunciaram a paralização as máquinas em diversos estados. Caso as vendas continuem baixas, o risco é de demissões de trabalhadores. No início do mês, a GM demitiu 40 funcionários da fábrica em São José Dos Campos.

 

 

Por: Francisco Coelho