Desfile de 7 de Setembro: veja como chegar, o que levar e os cuidados com a seca

05/09/2024 21:46

GDF mobilizou equipes para garantir conforto, hidratação e segurança de autoridades e do público; é estimada a participação de 30 mil pessoas Neste sábado (7), o desfile cívico-militar de 7 de Setembro terá uma celebração especial, com homenagens que vão além da Independência do Brasil. Com expectativa de reunir um público de 30 mil pessoas, o evento contará com um grande esquema de logística elaborado por este Governo do Distrito Federal (GDF) para garantir conforto, hidratação e segurança de autoridades e espectadores. A Agência Brasília separou as principais informações para que o público possa curtir o evento com tranquilidade. Confira.Trânsito e acesso ao evento

A Esplanada dos Ministérios estará fechada para circulação de veículos a partir das 23h desta sexta-feira. No sábado, o bloqueio será estendido a partir das 6h, desde a Rodoviária do Plano Piloto, com desvios para o Eixinho. O estacionamento da via S2 estará disponível para os espectadores que forem de carro. Já a plataforma superior da Rodoviária estará reservada para transporte por aplicativo.

Os usuários de transporte público podem optar pelo Metrô, que funcionará das 5h30 às 19h, ou pelos ônibus, que ganharão reforço na data. Serão mais 110 coletivos – 20 da Piracicabana, 30 da Pioneira, 25 da Urbi, 20 da Marechal e 15 da BsBus -, para atender as linhas que saem das regiões administrativas em direção ao Plano Piloto, além daquelas que fazem o trajeto circular para as estações do Metrô em Ceilândia. A operação especial vai das 7h às 13h.

Os espectadores poderão acessar o evento gratuitamente a partir das 6h20, quando as arquibancadas serão abertas. É importante lembrar que a segurança será reforçada com revistas nas entradas. Confira na arte abaixo quais itens não podem ser levados ao desfile cívico.Durante todo o evento, será implementado o Protocolo de Operações Integradas (POI). O documento, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), prevê ações sistematizadas para reforço do policiamento em toda a região central, organização do trânsito e proteção de participantes, edifícios públicos e autoridades presentes.

Cuidado com a secaDurante a festa, pontos de hidratação serão disponibilizados pela Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb). Ao todo, serão oferecidos 32.500 litros de água potável ao público.

Para garantir água saudável, gelada e gratuita, a Caesb montou uma estrutura de distribuição que vai abranger desde a área tradicional do desfile, na zona dos ministérios, até a nova área de expansão do percurso do evento, próximo ao Teatro Nacional.

Serão 20 pontos instalados no gramado central da Esplanada dos Ministérios e próximo às arquibancadas da via N1. Nessas áreas, haverá um caminhão-pipa com 5 mil litros de água e sete caminhonetes adaptadas com caixas-d’água — quatro unidades móveis com 5 mil litros cada e três com 500 litros cada. O público ainda será atendido com 2 mil copinhos de água envasados pela Caesb.

Para atender aos militares que trabalharão no evento, a companhia instalará um ponto fixo na Cidade da Segurança, ao lado do Museu da República, que terá uma caixa-d’água de 500 litros. Já quem vai desfilar será atendido por unidades móveis com água potável, na concentração e na dispersão.

Devido à baixa umidade do ar e às altas temperaturas, a recomendação é que os participantes levem garrafas de água de material reciclável ou reutilizável e usem protetor solar, roupas leves e chapéus ou bonés.

Atendimento

O Corpo de Bombeiros Militar do DF terá diversas equipes de especialistas em atendimento pré-hospitalar, que estarão circulando entre os espectadores, viabilizando um rápido atendimento. Também estarão de prontidão os profissionais especializados em salvamentos e prevenção de incêndios.A corporação atuará por meio do Comando Móvel, da Plataforma de Observação e de viaturas em pronto emprego, em conjunto com a Secretaria de Saúde (SES-DF), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Como medida adicional, será utilizada a Plataforma de Observação Elevada (POE), equipada com câmeras de 360° de alta resolução que captam imagens por meio de calor, possibilitando um melhor acompanhamento do público para atuar em possíveis situações emergenciais.

Outra novidade é o uso da viatura de Atendimento de Múltiplas Vítimas (AMV). Com esse veículo, será possível atender um número maior de vítimas com primeiros socorros e resposta rápida, se necessário.

ProgramaçãoNeste ano, o desfile cívico-militar terá significados que vão além das celebrações habituais do Dia da Independência. A festa está organizada em três eixos: a importância estratégica da realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro; o esforço da nação em apoio ao processo de reconstrução do Rio Grande do Sul e a retomada da ampla proteção de crianças e da população por meio das campanhas de vacinação e ampliação dos serviços de saúde.

Da apresentação vão participar 8.812 pessoas, entre militares, estudantes e atletas. Cerca de 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal desfilarão com as bandeiras das 27 unidades da Federação, trazendo mensagens de sustentabilidade e de combate à fome e à desigualdade. O evento também contará com a presença dos atletas olímpicos que representaram o Brasil em Paris.