Concluída manutenção da via principal do Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá
Equipe do GDF Presente criou saídas de água e aplicou 100 toneladas de RCC em trecho com cerca de 3 km de extensão; ação deve reduzir impacto das chuvas no local
O programa GDF Presente concluiu a manutenção da principal via não pavimentada no Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá. O trabalho mobilizou uma equipe de sete pessoas, com apoio de uma pá-carregadeira.
Com cerca de 3 km de extensão, o trecho recebeu 100 toneladas de resíduos de construção civil, doados e triturados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O material serve para recuperar pontos prejudicados e esburacados, preservando a trafegabilidade da via.
Além disso, foram feitas seis saídas de água, que ajudam no escoamento do fluxo da chuva para a vegetação. Sem as estruturas, o volume pluvial circula no trecho e causa poças de lama e novos buracos. Houve ainda a limpeza da bacia de contenção da região.
O coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso, afirma que a ação teve como foco prevenir e corrigir estragos causados pelo tempo chuvoso. “Fizemos um trabalho completo para evitar novas erosões e acabar com as que foram criadas pelas enxurradas”, afirma ele.
A solicitação da manutenção na via foi registrada pelo grupo Mulheres do Altiplano na Administração Regional do Paranoá. Uma das criadoras da iniciativa, a autônoma Renata Moura, 50 anos, conta que o trecho é problemático independente da época climática.