Comissão vai debater gestão democrática da Educação

12/05/2014 19:02

Para a Rádio Senado: Francisco Coelho

A gestão democrática da educação vai ser assunto de debate na Comissão de Educação, cultura e esporte nesta quarta-feira. O assunto está no plano nacional de educação, aprovado no Senado em 2013 e que deve ser votado nesta semana pela Câmara dos Deputados. 

 A Comissão de Educação Cultura e Esporte vai debater na quarta-feira, a gestão democrática como modelo de ensino para a rede federal de educação. Parlamentares e especialistas vão discutir formas de aumentar a transparência na administração e descentralizar a tomada de decisões nos centros de educação. A proposta visa envolver alunos, professores e servidores em todos os processos e tornar direta a eleição de diretores. A audiência foi uma proposta do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. O senador destaca a importância do debate.  “Para que a gente tenha profissionais da mais alta qualidade e que os institutos sejam uma referência para todos da área pública e da área privada na forma de administrar, permitindo que haja uma administração que eu chamaria de horizontal”.

 A gestão democrática no ensino está prevista no Plano Nacional da Educação, que já foi aprovado no Senado e que está em análise na Câmara dos Deputados. Paim acredita que a gestão democrática pode refletir na qualidade do ensino. “Se você vive em um ambiente onde a gestão é democrática, onde não há nenhum tipo de assedio, onde você se sente bem fazendo aquilo que você gosta, que no caso aqui é educar nossa moçada, acaba somando na busca de um atendimento mais qualificado para toda a juventude”.

 Representantes do Ministério da Educação e do sindicato dos servidores federais de educação básica, profissional e tecnológica, foram convidados para a audiência pública.