Comissão sobre Mudanças Climáticas aprova plano de trabalho para 2014

23/04/2014 11:12

Para a Rádio Senado: Francisco Coelho

 

 

Aprovado o plano de trabalho, de 2014, da comissão mista permanente sobre . Os parlamentares aprovaram a realização de uma conferência prévia a COP20, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, para discutir o clima da região amazônica. 

 

 Foi aprovado na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas o plano de trabalho para o ano de 2014. Os parlamentares aprovaram um requerimento do Deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, que requer a criação de uma subcomissão para o acompanhamento da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 20, que acontece neste ano, em Lima, capital do Peru. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, apresentou um requerimento para que seja feita uma Conferência Parlamentar da região Amazônica para preparação a COP 20. Vanessa Grazzitotin destacou a importância da participação dos parlamentares na conferência.  “Fica claro hoje a pequena participação dos parlamentos neste debate internacional. Nos mesmos, que vamos muito, a gente vai muito na condição de ouvinte. São

 os governos que negociam. Agora nada avança sem a presença e uma ação proativa dos parlamentos locais.”

  Os senadores sugeriram a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas como sede da Conferência Parlamentar. O Deputado Alfredo Syrkis, do PSB do Rio de Janeiro, destacou a audiência de apresentação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, como um dos pontos mais importantes do Plano de Trabalho.  “O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas verificou, sem sombra de erros, que as recentes secas e grandes enchentes ocorridas em anos alternados na região amazônica são de forma inequívoca resultado, já do processo de mudanças climáticas. É extremante necessário conhecermos, em detalhe, esse relatório que será apresentado por dois grandes especialistas brasileiros.”

  O plano de trabalho foi proposto pelo relator senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, e propõe também a criação de páginas na internet e redes sociais para aumentar participação popular na comissão.