CI analisa soluções para o setor elétrico em fórum nacional

27/03/2014 08:52

Para a Rádio Senado : Francisco Coelho

 

 

Soluções para o setor elétrico brasileiro foram debatidas nesta quinta-feira no senado federal. Esse tema e mais seis estão sendo discutidos até esta sexta no primeiro fórum nacional de infraestrutura promovido pela comissão de serviços de infraestrutura. 

 

 

 

 

Soluções para o desenvolvimento do setor elétrico foram debatidas no primeiro Fórum Nacional de Infraestrutura, que acontece no Senado Federal. Fontes energéticas alternativas também foram debatidas. A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, ABEEólica, Élbia Melo destacou a importância do investimento em fontes renováveis de energia e o acerto do Brasil na produção de energia eólica. “Mas Eu diria hoje que a energia eólica tá crescendo em uma velocidade muito rápida e os desafios que tem pela frente não tem sido impedimento para o crescimento dessa fonte.”

 O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura disse que o governo tem investido no desenvolvimento de tecnologias que tornem o sistema elétrico brasileiro cada vez mais eficiente. Altino afirmou que o clima no Brasil é favorável á energia eólica.  “A eólica é uma das demonstrações que Deus é brasileiro. Porque os nossos ventos são ventos extremamente favoráveis. Não foi a toa que Cabral saiu da Europa e chegou na Bahia. Os ventos são favoráveis. O que significa ser favoráveis? Nós temos ventos de janeiro a dezembro porque as nossas estações do ano são muito parecidas”.

 O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul destacou a necessidade dos incentivos fiscais para fomentar projetos de iniciativas no setor elétrico. “Em função dos incentivos quem sai mais castigado é energia elétrica, combustíveis e telecomunicações.”

As propostas apresentadas nos debates serão encaminhadas aos consultores do Senado e podem se tornar projetos de lei e regulamentação do setor.