Brasilienses estão gastando com mais responsabilidade
Um levantamento feito pela Fecomércio apontou que houve uma redução de 0,4% no endividamento dos brasilienses no mês passado. Isso significa que mais de 2,4 mil famílias deixam a lista de devedores. Mas Brasília ainda está muito acima da média nacional. Aqui, 80% das pessoas têm algum problema financeiro, enquanto a média no Brasil é de 62%.
São vários os motivos que fazem uma pessoa deixar de pagar uma conta. O principal deles é a falta de controle nos gastos. O economista e professor da UNB, Roberto Piscitelli explica porque as famílias daqui se endividam mais.“Brasília tem uma particularidade. Por aqui, há muitos servidores públicos que possuem uma estabilidade no emprego. Por isso, se arriscam mais e compram mais a prazo e com parcelas altas.”
O grande vilão é o cartão de crédito e falta de planejamento na hora de usá-lo. O supervisor administrativo Bruno Reis sabe bem do problema. Com uma renda média de um salário mínimo e meio, ele conseguiu adquirir uma dívida de quase 4 mil reais.“Quando conseguia quitar uma dívida eu já fazia outra e não conseguia pagar. Eu recebia a fatura do cartão de crédito e só pagava o mínimo. Tudo foi virando uma bola de neve e meu nome foi para o serviço de proteção ao crédito.” Com mais planejamento, Bruno conta que já está com quase tudo em dia. Renegociou a conta e elaborou uma planilha de gastos mensal. “Hoje, eu já tenho mais responsabilidade. Todos os meus gasto são controlados.”
O presidente do Instituto Fecomércio, Adelmir Santana, está animado com os dados do levantamento.“A pesquisa demonstra que as pessoas estão gerindo melhor a economia doméstica. É muito positivo porque, com as contas em dia, é possível investir”.