Brasil deve abrir quase meio milhão de vagas temporárias

06/11/2024 08:25

Por Francisco Coelho 

 

A temporada de vagas temporárias para o período de festas de fim de ano e para o reforço nas vendas da Black Friday está aberta. Os profissionais contratados nesta época têm a oportunidade de garantir uma vaga fixa no mercado de trabalho.

Todos os anos, as empresas se preparam para um grande volume de produção e vendas durante as promoções e celebrações de fim de ano. Essa é a melhor época para o setor de comércio e serviços. Neste ano, a expectativa é de estabilidade nas contratações temporárias em comparação com o ano passado.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, cerca de 450 mil vagas serão abertas nos últimos dois meses do ano. Dessas, 45% serão na indústria, 35% nos serviços e 15% no comércio. O mesmo levantamento projeta que 90 mil trabalhadores poderão ser efetivados após o período festivo.

O sonho de muitos trabalhadores temporários é a efetivação. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o Brasil tem aproximadamente sete milhões de desempregados. Para conquistar a tão sonhada vaga efetiva, é necessário dedicação e controle da ansiedade.

Segundo a especialista Tiane: “Pessoas pró-ativas e realizadas são fundamentais... para ter uma entrega muito satisfatória dentro das empresas.”

Existem várias formas de contratação temporária, mas a principal é o contrato de experiência. Esse contrato, com duração de até 90 dias, permite que o empregado e a empresa se adaptem mutuamente. Caso a demissão ocorra dentro desse período, a empresa não é obrigada a pagar a multa do FGTS nem a liberar o seguro-desemprego.