Bento XVI se despede

27/02/2013 17:08

 

O Papa Bento XVI participou hoje (27) de sua última audiência antes da renuncia que acontecerá amanhã.

 

 Milhares de fieis lotaram a Praça de São Pedro, no vaticano, hoje pela manhã. Cardeais que já estão em Roma para o conclave, também estiveram presentes na audiência. O sumo pontífice fez um discurso de despedida dizendo que passou por águas agitadas durante os oitos anos de papado, mas que sentiu a presença de Deus em todos os momentos.

Bento XVI torna-se o primeiro em 6 séculos a renunciar ao cargo mais importante da Igreja Católica, que nos últimos anos vem sofrendo com escândalos de pedofilia e a perda de seguidores. Jornais italianos chegaram a dizer um “lobby Gay” estaria instalado no vaticano e que o controle da igreja era disputado por cardeais pertencentes a este grupo. Estaria Joseph Ratzinger sendo pressionado pela alta cúpula da igreja e por isso teria tomado a decisão de renunciar.  A verdade é que a Igreja é grande e pressionada a todo o momento pelo mundo moderno a mudar conceitos, precisaria de um líder com vigor e capaz ser firme contra os ataques a sua doutrina. Um líder com 85 anos não estaria mais com o vigor necessário para comandar uma Igreja com mais de um bilhão de seguidores.

 Agora todos esperam que o novo pontífice seja mais jovem e de continuidade ao trabalho de Bento. Que depois de amanhã será chamado de Papa Emérito e findara seus dias em oração.