Asa Norte é tricampeã no DF
Em uma quarta-feira chuvosa, a escola de samba Acadêmicos da Asa Norte tornou-se tricampeã do Carnaval de Brasília. A Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc) ficou em segundo lugar, com apenas oito décimos atrás. Em terceiro, ficou a Bola Preta, de Sobradinho. No grupo de acesso, a vencedora foi a Império do Guará, que vai desfilar no grupo especial ano que vem. Nos blocos de enredo, a vencedora foi a Acadêmicos do Riacho Fundo II. As rebaixadas foram a Mocidade do Gama, que foi para grupo de acesso, e a Dragões de Samambaia, rebaixada para bloco de enredo. A novidade foi a contração de 27 jurados do Rio de Janeiro pela a União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesb).
Com o tema “Asa Norte traz da Bahia a tenda dos milagres” e uma homenagem a Jorge Amado, a Acadêmicos da Asa Norte ficou com 268,5 pontos, apenas oito décimos a mais do que a segunda colocada, Aruc. Durante boa parte da apuração, as escolas ficaram empatadas, o que aumentou a tensão entre os dirigentes, que permaneciam concentrados anotando cada nota ditada. Ao todo, foram analisados nove quesitos: conjunto e evolução, mestre sala e porta bandeira, fantasia, alegorias e adereços, samba-enredo, harmonia, enredo, bateria e comissão de frente.
A campeã entrou na avenida com três carros alegóricos, seis intérpretes e 950 componentes. No fim da apuração, o presidente falou da dificuldade para preparar o desfile deste ano pela demora na liberação da verba pelo GDF. “Tem que respeitar a minha escola, a minha diretoria. Tem que respeitar esta comunidade.” falou emocionado o presidente da escola Robson Farias. Ele falou ainda da importância da conquista. “Ser tricampeão em cima das grandes escolas de Brasília não é fácil. Foi muito suado, teve muito debate.” Depois da apuração, todos seguiram para a quadra da escola para continuar a festa.
No grupo de acesso, a grande campeã foi a Império do Guará, que sobe para o grupo especial. A Unidos da Vila Paranoá ficou em segundo lugar, seguida da Unidos do Varjão, em terceiro. A rebaixada foi a Dragões de Samambaia. Os dirigentes da escola se retiraram do local de apuração antes do anúncio do rebaixamento.
Nos Blocos de Enredo, a campeã foi a Acadêmicos do Riacho Fundo I, Seguida de Mocidade de Valparaíso e Projeto Colibri, de São Sebastião. Neste grupo não há rebaixamento.