Após polêmica, Rebeca Gusmão é exonerada do cargo de administradora do Parque da Cidade de Brasília

20/01/2023 09:42

Ex-nadadora brasiliense foi nomeada na última terça e exoneração foi publicada nesta sexta (20). Imagens dela em atos antidemocráticos de 7 de setembro vieram à tona após nomeação.

Ex-nadadora brasiliense Rebeca Gusmão — Foto: Instagram/Reprodução

A ex-nadadora brasiliense Rebeca Gusmão foi exonerada do cargo de administradora do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, na capital federal, nesta sexta-feira (20). Ela havia sido nomeada para o posto na última terça (17).

A exoneração foi feita pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal e publicada no Diário Oficial do DF (DODF). Quem assume o lugar de Rebeca Gusmão é Izaias Soares Pereira. O governo do DF não justificou o motivo da mudança.

A exoneração ocorreu após uma polêmica envolvendo a participação de Rebeca nos atos antidemocráticos ocorridos no dia 7 de setembro, em Brasília.

Na data, a ex-nadadora publicou em uma rede social uma imagem na qual aparece usando a bandeira do Brasil como manto. Ao fundo, é possível ver aviões da esquadrilha da fumaça, que apresentou-se na ocasião, além dos prédios ministeriais (veja imagem mais abaixo).

Rebeca publicou imagem em rede social em que aparece de costas, utilizando a bandeira do Brasil como manto — Foto: Reprodução/Instagram

Os atos do Dia da Independência ficaram marcados pela utilização da data como palco eleitoral do então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Além disso, manifestantes carregaram faixas antidemocráticas, com pedidos de destituição do Supremo Tribunal Federal (STF), o acionamento das Forças Armadas e a afirmação de que "não havia harmonia entre os poderes".

Em nota enviada ao g1 antes da exoneração, a advogada Sara Rons, que representa Rebeca Gusmão, disse que ela é "totalmente contra qualquer ato violento e antidemocrático que tenha ocorrido em Brasília ou em qualquer estado do nosso país pós e pré-eleição".

Segundo a advogada, "Rebeca estava em campanha para deputada distrital, e participou do evento em comemoração a Proclamação da República de 7 de setembro de 2022, assim como faz desde pequena e tem muito orgulho por ter representado nosso país e levantar nossa bandeira no lugar mais alto do podium pelo mundo".

Doping
Rebeca Gusmão acumulou vitórias, entre os anos 90 e 2000, e se tornou uma promessa da natação brasileira. No entanto, em 2008, acabou sendo banida do esporte pelo uso de doping, por uma decisão da Federação Internacional de Natação (Fina).

A punição foi confirmada em 2009 pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), e a atleta ficou impedida de competir em qualquer modalidade olímpica. As quatro medalhas que Rebeca ganhou nos Jogos Pan-Americanos de 2007 foram cassadas e ela foi banida das competições de natação por toda a vida.

O que é o Parque da Cidade

Parque da Cidade em Brasília — Foto: Renato Araújo/GDF/Divulgação

O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek fica na área central de Brasília e é considerado um dos maiores da América Latina, com uma área de 420 hectares.

O local possui churrasqueiras, quadras de esportes, parques infantis, praças, lagos, Centro Hípico, restaurantes e um Pavilhão de Exposições. Campeonatos, jogos, festivais e olímpiadas já foram disputados no espaço que também é palco para eventos culturais.

Com projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lucio Costa, o parque ainda coleciona azulejos de Athos Bulcão. O acesso ao local pode ser feito durante as 24 horas do dia, ao longo de toda semana, de forma gratuita.