Anticiclone: entenda fenômeno que atinge Oceano Atlântico e provoca vento e frio no DF
Área de alta pressão causa vendaval e aumento da umidade na capital. Sensação térmica chegou aos 8,4°C neste sábado (22).Vento, frio e tempo nublado fizeram parte da manhã do Distrito Federal, neste sábado (22). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança no cenário da capital ocorreu devido a um anticiclone que atingiu o oceano Atlântico.Ao g1, o meteorologista Olívio Bahia explicou que o anticiclone é um "sistema de alta pressão", que gera ventos que sopram do oceano em direção ao continente, trazendo umidade e vento. "Isso gera essa nebulosidade que cobre parte de Goiás e do Distrito Federal", afirmou.
Segundo o especialista, por causa do anticiclone, houve aumento da umidade relativa do ar durante a manhã, o que gerou uma sensação de "orvalho batendo na pele". "Pode ter dado algum chuvisco ou garoa fraca, mas não houve volume [de chuva]", disse."Em função dessa umidade transportada do oceano e que acabou chegando ao DF, a gente vem percebendo mais nebulosidade e vento", explicou.
O que é o anticiclone?
É uma área de pressão que diverge os ventos em uma rotação oposta à rotação da Terra. Ele move-se no sentido horário no no Hemisfério Norte e no sentido anti-horário no Hemisfério Sul. Também conhecida como área de alta pressão; é o oposto de uma área de baixa pressão, ou ciclone.