Alunos terão ensino de direito
Iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Defensoria Pública do DF
Nesta quinta-feira (20), aconteceu o ato de assinatura de cooperação técnica entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DP/DF) e a Secretaria de Educação para realização do programa “Conhecer Direito.” A iniciativa tem a proposta de inserir na grade curricular de estudantes do ensino médio disciplinas de conhecimento jurídico.
Lançado em 2010, o projeto vai oferecer aulas de direito constitucional, administrativo, civil, penal, noções de processo, direitos da criança e do adolescente, direito do consumidor, ética e língua portuguesa. No ano passado, o Centro de Ensino Médio Integrado do Gama foi a primeira escola a receber o programa. Idealizador do “Conhecer direito”, o defensor público Évenin Ávila, destacou a importância do ensino de direito nas escola. “Certamente, daqui alguns anos, serão jovens intelectualmente capacitados para defender seu futuro.” Ávila disse ainda que é importante ensinar os direitos do cidadão aos jovens para que possam exigir o cumprimento dos mesmos. “É uma porta que se abre para ampliar oportunidades na vida do cidadão”.
O grupo Vestcom é um dos parceiros do programa e será o responsável pela confecção do material apoio.
O diretor da escola participante vai ter acesso a uma plataforma on-line, que só pode ser utilizada nas dependências da escola, para o ensino das disciplinas de direito. Sérgio Luís da Silva Costa, vice diretor do Centro de Ensino Médio 1 do Gama, está ansioso para começar o projeto em sua escola. “Tanto os alunos quanto os pais têm a necessidade de conhecer os seus direitos. Já temos parcerias em outras iniciativas e esse é mais um projeto importante para a comunidade escolar.”
Também são parceiros do “Conhecer Direito” a Associação dos Defensores Públicos do DF (ADEP) e o Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal. Para participar, a instituição pode entrar em contato pelo e-mail conhecerdireitonaescola@gmail.com e agendar uma palestra.