55 são presos pela Polícia Civil
Francisco Coelho
Uma operação deflagrada ontem(28/02) pela Polícia Civil desarticulou três grupos criminosos na região de Planaltina. Os suspeitos presos participavam de gangues que cometiam diversos crimes como homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, assaltos a mão armada e latrocínios. A chamada “Operação Tocaia” começou cedo e foi comandada pelo delegado responsável da Área Integrada de Segurança Pública Leste (Aisp Leste), que engloba as cidades do Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Jardim Botânico, Fercal e Itapoã.
“Foram seis meses de investigação, com uso de inteligência, que identificou pelo menos três grupos", disse Marcelo Portela, delegado da Aisp Leste. Durante a operação, os agentes da policia prederam 55 suspeitos, sendo 16 adolescentes que estão sob custodia da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
A ação começou ainda na madrugada de sexta e envolveu 300 policiais, 100 viaturas e o helicóptero da Policia Civil. De acordo com a PCDF, os presos praticavam crimes em diversas regiões. Com eles, foram encontradas armas de fogo, colete a prova de balas, algemas e drogas. Os acusados estão presos preventivamente até que se concluam as investigações e ficarão a disposição da justiça.
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, em 2013 Planaltina, esteve entre as regiões do DF com o maior número de assassinatos. De acordo com o delegado Marcelo Portela, de novembro de 2013 a fevereiro de 2014 foram registrados 50 homicídios na região. Roberval Eduão
Redação Alô Brasília