Morre um gênio da arquitetura moderna
Francisco Coelho
Morreu ontem (5) no Hospital Samarita no Rio, o arquiteto Oscar Niemeyer.Ele estava internado a pouco mais de um mês e faleceu às 21h55 de insuficiência respiratório. Ao longo de sua carreira Niemayer foi o responsavél por várias obras no Brasil e no mundo, mas ganhou especial notoriedade após ser convidado pelo então presidente Juscelino Kubitschek para elaborar o projeto arquitetonico da futura capital. Os prédios do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e muitos outros, estão entre suas obras. Sua última obra em Brasília foi a Flôr do Cerrado, que abrigará as antenas da TV digital.
A notícia de sua morte foi manchete em todos os veiculos de comunicação do país e em vários outros fora do Brasil, o americano The New York Times afirmou que as obras do arquiteto "instilaram o modernismo com uma nova sensualidade e capturaram as imaginações de gerações de arquitetos em todo o mundo". Em Brasília mais de 3 mil pessoas, enfrentaram o sol, para dar o último adeus aquele que emprestou sua genialidade para fazer da capital um museu a ceú aberto. O corpo do arquiteto chegou no começo da tarde a base aérea e seguiu no carro do corpo de bombeiros até o Palácio do Planalto, onde era aguardado pela Presidenta Dilma.
A Presidenta decretou luto oficial de sete dias pela morte de Niemeyer, que será enterrado amanhã às 17horas no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro sua cidade natal.
Foto: JB