A deputada Paula Belmonte propõe mudança do Buraco do Tatu para “Marco Zero de Brasília”.

07/08/2024 09:59

Túnel que liga importantes pontos de Brasília pode ter nome alterado

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para mudar o nome do túnel conhecido como Buraco do Tatu.

Esse túnel liga o Eixão Sul ao Eixão Norte, localizado sob a Rodoviária do Plano Piloto.

Um novo nome para o Buraco do Tatu (DF)
Caso aprovado, o PL pode mudar o nome do túnel para ‘Marco Zero’. O texto da proposta diz que o local será “um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília”.

“(…) Em memória à história que o Buraco do Tatu possui para a construção de Brasília, já que ali encontra-se fincado o ‘Marco Zero’ ou ‘Estaca Zero’, nada mais icônico, justo e merecido, que a via de passagem conhecida como ‘Buraco do Tatu’ passa a ser oficialmente chamada de ‘Viaduto Marco Zero de Brasília’”, consta na justificativa do PL”.

Buraco de Tatu X Marco Zero de Brasília
Durante obras no Buraco do Tatu, no final de julho, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) foram surpreendidas ao descobrir o “Marco Zero” do DF, que estava oculto sob o antigo pavimento de concreto.

Graças aos registros históricos do Arquivo Público do DF (ArPDF), foi possível localizar com precisão o marco, que simboliza o ponto escolhido por Lúcio Costa para a demarcação de todas as edificações e vias da cidade.

O ponto serve para definir a partir de qual ponto tudo será referenciado, como a numeração da quilometragem das vias.