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Para obras, acesso a vias da Octogonal e do Sudoeste será interditado a partir de sábado (15)

12/06/2024 07:35

Medida, que define seis pontos de intervenção, é necessária para o início da segunda etapa dos trabalhos na Epig

A partir deste sábado (15), algumas vias que dão acesso à Octogonal e ao Sudoeste serão interditadas para o início da segunda etapa das obras da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Os serviços serão executados no intervalo entre os viadutos do Setor Policial Militar e Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, para construção do corredor BRT e de dois viadutos, rotatória, passarela subterrânea de pedestres, ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

A primeira fase do Trecho 2, com previsão de quatro meses de duração, consiste na construção de rotatória em frente à Quadra 306 do Sudoeste e no desvio de trânsito nos dois sentidos da Epig. Na sequência, serão construídos dois novos viadutos em trincheira que vão dar acesso direto da Octogonal para a Epig e da Epig para a Octogonal, sem a necessidade de semáforos. Ao todo, serão cinco pontos de interdição.

“Pedimos desculpas à população pelos transtornos que as obras causam na região”, declara o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. “Optamos por interditar o acesso a essas vias para que os serviços possam avançar mais rapidamente”. O gestor ressalta que todas as intervenções viárias a serem implementadas nos próximos dias foram devidamente apresentadas, debatidas e aprovadas pela Administração Regional do Sudoeste/Octogonal, Secretaria de Transporte e Mobilidade (SODF) e órgãos de trânsito envolvidos.

Rotas alternativas

Os motoristas que estão na Epig e desejam acessar a Octogonal devem seguir pela via e utilizar a alça que dá acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e, na sequência, a alça de acesso na altura da Octogonal 8. Outra opção é seguir pela Avenida das Jaqueiras e acessar a via que passa por trás do Hospital das Forças Armadas (HFA).

Para quem está na Epig e deseja acessar as quadras 305 e 306 do Sudoeste, a alternativa é utilizar a alça que dá acesso ao estacionamento do supermercado BigBox. Já quem está saindo da região da Octogonal e do Sudoeste com destino ao Eixo Monumental e ao Plano Piloto pode se deslocar pela Epia ou, ainda, pela Avenida das Jaqueiras, sentido Parque da Cidade.

*Com informações da SODF

 

Campanha do Agasalho Solidário supera expectativa e arrecada mais de 8 mil itens

12/06/2024 07:32

Engajamento da população colaborou para doações significativas a pessoas no Rio Grande do Sul e também para aquecer moradores do Distrito Federal

A Campanha do Agasalho Solidário, idealizada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, superou a meta estabelecida inicialmente, de 8 mil itens, e segue em vigor. O objetivo é mobilizar a sociedade e reunir o maior número possível de mantas, agasalhos, meias e toucas em bom estado de conservação para ajudar pessoas a passarem o inverno aquecidas.
Doações serão recolhidas até 17 de julho, em diferentes pontos espalhados pelo DF | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Ainda há tempo para doações. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai recolher, até 17 de julho, cobertores, casacos, meias, luvas e gorros nas administrações regionais e nos batalhões do Corpo de Bombeiros, bem como nas 12 unidades do Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), na Rodoviária Interestadual de Brasília e nos dois centros Pop, na Asa Sul e em Taguatinga Norte. A Defesa Civil, a PMDF e o Corpo de Bombeiros também receberão os materiais. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“A Campanha do Agasalho Solidário não apenas distribui agasalhos e cobertores para aqueles que mais precisam, mas também promove um senso de comunidade e solidariedade em nossa sociedade”, afirma a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, idealizadora da campanha. “Ao ajudarmos uns aos outros, construímos um DF mais acolhedor e humano para todos.”

Para facilitar o trabalho de distribuição, é importante que os itens estejam limpos e em bom estado de conservação. Preferencialmente, as peças devem ser colocadas em sacos plásticos transparentes, para facilitar a visualização.

Nos últimos cinco anos, a campanha já arrecadou mais de 51 mil itens de combate ao frio, demonstrando o espírito colaborativo da população do DF.

 

Restaurante Comunitário do Itapoã é o quinto a ofertar três refeições diárias

12/06/2024 07:28

Com investimentos de R$ 8,4 milhões, população local já tem acesso a café da manhã, almoço e jantar ao custo total de R$ 2

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando para promover a segurança alimentar e nutricional às pessoas em vulnerabilidade. Depois de Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina, Arniqueira e Recanto das Emas, chegou a vez de o Itapoã ganhar as três principais refeições do dia, ao custo total de R$ 2, no Restaurante Comunitário da cidade. A novidade de funcionar todos os dias da semana e de incluir café e jantar no cardápio começou a valer nesta terça-feira (11). 
Paulo Pierre (C): “O café está muito gostoso porque é saudável, tem proteína e leite” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“No nosso planejamento, até 2026, todos os restaurantes devem funcionar todos os dias da semana e com três refeições do dia em cada um deles”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

Desde que foi inaugurado, em 2009, o Restaurante Comunitário do Itapoã vem servindo mais de 2 mil refeições por dia no almoço. Com investimento total de R$ 8,4 milhões, o serviço foi ampliado, e a expectativa é de que o número suba para 4 mil refeições ofertadas diariamente. A medida visa aumentar a segurança alimentar e nutricional dos 68,5 mil habitantes da região administrativa.

“A um preço extremamente acessível, o café da manhã é R$ 0,50, o almoço é R$ 1 e o jantar é R$ 0,50; então, com R$ 2 a gente consegue garantir três refeições diárias para as pessoas em situação de vulnerabilidade do Itapoã”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “No nosso planejamento, até 2026, todos os restaurantes devem funcionar todos os dias da semana e com três refeições do dia em cada um deles.”
“A oferta de três refeições já funciona em Arniqueira e Pôr do Sol, onde as unidades já foram inauguradas assim”, lembrou o diretor de Gestão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Jardesson Calazans. “Já em Planaltina, Recanto das Emas e Itapoã, fizemos adequação no contrato. Os próximos a receberem a novidade são os de Sobradinho e São Sebastião. Além disso, a expectativa é inaugurar em breve outros dois restaurantes – um em Samambaia e outro no Varjão.”

Praticidade e economia

Daiane Alves fez questão de aproveitar a inauguração do serviço: “Valeu a pena porque é barato e a comida é muito boa”

Quem mora no Itapoã estava com grande expectativa para a ampliação dos serviços no Restaurante Comunitário. Para o pequeno Paulo Pierre, 10, o equipamento público já faz parte da rotina. “A gente acorda, minha mãe vai trabalhar, eu venho pra cá com minha irmã para a gente comer e depois vou para a escola”, relatou. “O café está muito gostoso porque é saudável, tem proteína e leite”. 

Já para a dona de casa Daiane Alves, 37, a inauguração do café da manhã nesta terça foi um evento marcado para um encontro com as vizinhas: “Eu bati na porta das amigas que moram ao lado, e viemos juntas de manhã. Valeu a pena porque é barato e a comida é muito boa”.

Gratuidade

Desde 13 de maio, a população em situação de rua recebe, de forma gratuita, café da manhã e jantar nos restaurantes comunitários que disponibilizam as duas ou uma das duas refeições em seus cardápios.

Um decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha e publicado em abril alterou uma norma anterior, na qual almoço e jantar eram gratuitos. A população em situação de rua passou a contar com todas as refeições servidas pelas unidades, sem custos, de acordo com a oferta de cada restaurante.

“Para a população em situação de rua o custo é zero, então ainda temos em alguns restaurantes só o almoço ou só almoço e café, mas todas essas refeições já são gratuitas para esse público”, enfatizou a titular da Sedes.

Ampliação dos serviços está prevista para todas as unidades.

 

Publicado resultado preliminar dos contemplados com vagas nos COPs

12/06/2024 07:27

Ao todo são oferecidas mais de 28 mil vagas para alunos da rede pública pertencentes a famílias de baixa renda

Divulgado o resultado preliminar dos alunos contemplados com vagas em uma das 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF, conforme edital publicado no dia 29 de abril no Diário Oficial do Distrito Federal. A lista pode ser acessada neste link https://esporte.df.gov.br/cops/
O candidato que não tiver o nome inscrito no resultado preliminar dos alunos contemplados pode apresentar recurso administrativo, em até cinco dias após a divulgação do resultado final. A divulgação do julgamento dos recursos e do resultado definitivo dos alunos matriculados será publicada no site da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 21 de junho.

As inscrições foram analisadas pela diretoria de cada Centro Olímpico e Paralímpico obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino, pertencer a família considerada de baixa renda, o que pode ser comprovado por meio da participação no CadÚnico, Bolsa Família, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou Benefício Assistencial ao Idoso. A lista de espera dos anos anteriores também entrou como critério classificatório.

*Com informações da SEL-DF

 

Acordo de cooperação técnica vai acelerar execuções fiscais no DF

12/06/2024 07:24

A expectativa é que sejam extintas 85 mil ações com o compromisso firmado entre GDF, CNJ, TJDFT, TCDF e PGDF para diminuir o número de processos em tramitação parados e gerar economia aos cofres públicos

O Governo do Distrito Federal (GDF) firmou um acordo de cooperação técnica para aprimorar a cobrança da dívida ativa e o fluxo de execuções fiscais no DF. O pacto envolve o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). A medida deve resultar na extinção de cerca de 85 mil processos. Atualmente, o DF conta com mais de 200 mil ações pendentes em duas varas de execução.

A assinatura da parceria ocorreu, nesta terça-feira (11), durante a 7ª Sessão Ordinária de 2024 no Plenário do CNJ, com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão, do vice-presidente do TCDF, André Clemente, e do 1º vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinati.

Ibaneis Rocha ressaltou que o acordo “vai ser um alívio muito grande para a Procuradoria e para o Poder Judiciário, e vai ajudar também o contribuinte” | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Ibaneis Rocha lembrou que a redução do número de processos das Varas de Execução Fiscal sempre foi uma discussão no âmbito jurídico e que o GDF tem atuado para solucionar a questão de forma a beneficiar os poderes e a população. As execuções fiscais são ações judiciais propostas pelo Poder Executivo para a cobrança de débitos inscritos em dívida ativa, como IPVA, IPTU, ISS e ICMS.

“São processos que se arrastam durante dezenas de anos e que dificilmente têm uma resolução do conflito na esfera judicial. Hoje, a gente consegue resolver os problemas de recebimento dos créditos fiscais na esfera administrativa muito mais do que na judicial, exatamente pelas dificuldades que são enfrentadas”, destacou o governador.

“Vai ser um alívio muito grande para a Procuradoria e para o Poder Judiciário, e vai ajudar também o contribuinte. Porque a grande maioria dos devedores dessas execuções que incorrem nas áreas de execução fiscal não têm a menor condição de pagar pelos débitos e eles ficam lá empacados na vida durante dezenas de anos”, complementou.

Com a diminuição do número de processos parados, deve haver economia aos cofres públicos

O acordo tem como objetivo acelerar o fluxo das execuções, diminuir o número de processos em tramitação parados e gerar economia aos cofres públicos, por meio da atuação conjunta com planejamento, execução, monitoramento e controle de processos estratégicos. A iniciativa segue os princípios da Resolução do CNJ de 2024, que reúne medidas para o tratamento racional e eficiente na tramitação das execuções fiscais pendentes no Poder Judiciário. Ela já serviu como base para acordos com outros estados e municípios e já resultou na extinção de mais de 300 mil processos.

“O maior gargalo da Justiça brasileira está nas execuções fiscais e, portanto, é o que nós temos enfrentado. Esse acordo visa a automatização de procedimentos de processos judiciais, a redução da litigiosidade, a difusão de políticas públicas de regularização fiscal, o incremento da eficiência na cobrança administrativa de crédito e a recuperação de créditos inscritos em dívida ativa”, explicou o ministro Barroso, que preside o CNJ.

A procuradora-geral do Distrito Federal, Ludmila Galvão, reforçou a importância do pacto entre os poderes: “Com o acordo agora celebrado, espero que sejam extintas mais de 80 mil execuções fiscais. Com tudo isso, vamos ter uma observância do princípio constitucional do devido processo legal na duração razoável, de forma mais célere, efetiva e com segurança jurídica, bem como estaremos buscando soluções para a resolutividade dos conflitos e para a redução de litigiosidade”.

Outras ações

O GDF tem atuado apresentando soluções para o problema. Em maio de 2022, o governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei Complementar nº 1.010, que autorizou a Procuradoria-Geral do Distrito Federal a desistir das execuções fiscais de até R$ 30.469,52 em tramitação no TJDFT e processá-las administrativamente. O dispositivo veio para diminuir custos judiciais e acelerar o pagamento de débitos. Desde a implantação foram mais de 113 mil execuções fiscais extintas no DF.

Desde 2019, a PGDF desenvolve o projeto de pesquisa Osiris para vencer os processos de execução fiscal dentro do órgão. O programa ー ainda em fase intermediária de execução – consiste na criação de minutas, por meio de inteligência artificial específica, para acelerar o fluxo de processos de execução fiscal no DF. A plataforma funciona identificando a fase do processo e gerando uma minuta de petição. A ideia é otimizar tempo para o processo de cobrança de tributos em atrasos para que haja retorno mais rápido de recursos ao erário.

 

Mais de 360 mil atendimentos pediátricos já foram realizados em 2024

12/06/2024 07:22

Número já corresponde a mais da metade de toda a assistência ofertada em 2023; dados de janeiro a março da Secretaria de Saúde apontam ainda 17 mil internações e 1,6 mil procedimentos cirúrgicos em crianças e adolescentes de até 14 anos

A rede de pediatria da Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou, entre janeiro e maio de 2024, mais de 360 mil atendimentos e/ou consultas em crianças e adolescentes de até 14 anos. O número já corresponde a mais da metade (54%) de toda a assistência ofertada em 2023, contabilizados em 664 mil. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (11), durante a 525ª Reunião Ordinária do Conselho de Saúde.
Equipes da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), que atuam na avaliação das principais causas que afetam a saúde infantil, passaram por treinamentos | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Além dos atendimentos, foram 17 mil internações e 1.619 procedimentos cirúrgicos pediátricos, de janeiro a março deste ano. Ao longo de 2023, os números indicaram 5.946 procedimentos cirúrgicos e 1.619 internações na mesma faixa etária.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a quantidade expressiva de atendimentos representa o esforço da pasta em amparar o aumento da demanda – resultado de uma combinação de fatores como a sazonalidade das doenças respiratórias pediátricas, dengue e covid-19. “Começamos a construir um planejamento prévio ainda em agosto de 2023, antes da sazonalidade deste ano. Repassamos todas as listas de insumos e ações necessárias para enfrentar esse período”, afirma.
Como parte da tática antecipada, equipes da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) passaram por treinamentos. São profissionais que atuam na avaliação das principais causas que afetam a saúde infantil e integram ações de prevenção dos problemas pediátricos mais frequentes. Em 2023, foram realizadas duas oficinas, quando 67 facilitadores capacitados passaram seus conhecimentos a equipes das regiões de saúde. O último levantamento apontou que, naquele ano, havia 385 médicos e 704 enfermeiros da rede qualificados.

Ações executadas

No rol de estratégias da pasta entram ainda a aquisição de insumos, nomeação de pediatras e ajustes nos fluxos. Na Atenção Especializada, por exemplo, a rota rápida foi desenvolvida no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e replicada em outras unidades, como o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Com a medida, os pacientes sem risco de agravo – classificados como verdes – eram encaminhados às unidades básicas de saúde (UBSs); os de média gravidade, aos ambulatórios, garantindo que nas portas dos prontos-socorros ficassem os de maior gravidade.

Além disso, houve a contratação e a reversão de 40 leitos de pediatria na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança de Brasília (HCB), dez do Hospital de Base (HB), dez do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e 14 do Hmib.

*Com informações da SES-DF

 

 

Governo anula leilão e cancela compra de arroz importado

12/06/2024 07:10

Secretário pediu demissão após suspeitas de conflito de interesses

O governo federal decidiu anular o leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 6 de maio e cancelou a compra das 263,3 mil toneladas de arroz que seriam importadas para o país. A informação é do presidente da Conab, Edegar Pretto, e dos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (11), no Palácio do Planalto.
 
arroz
 
Segundo Fávaro, a avaliação do governo é que, do conjunto das empresas vencedoras do leilão, uma maioria tem “fragilidades”, ou seja, “não tem capacidade financeira de operar um volume financeiro desse tamanho”. As mais de 260 mil toneladas de arroz arrematadas correspondem a 87% das 300 mil toneladas autorizadas pelo governo nesta primeira operação. No total, mais de R$ 7 bilhões foram liberados para a compra de até 1 milhão de toneladas.

“A gente tem que conhecer a capacidade [das empresas], é dinheiro público e que tem que ser tratado com a maior responsabilidade”, disse Fávaro, explicando que nenhum recurso chegou a ser transferido na operação.

As empresas participam do leilão representadas por corretoras em Bolsas de Mercadorias e Cereais e só são conhecidas após o certame. Um novo edital será publicado, com mudanças nos mecanismos de transparência e segurança jurídica, mas ainda não há data para o novo leilão.

Conflito
Também nesta terça-feira, o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, pediu demissão após suspeitas de conflito de interesse. Matéria do site Estadão informa que o diretor de Abastecimento da Conab, Thiago dos Santos, responsável pelo leilão, é uma indicação direta do secretário. Além disso, a FOCO Corretora de Grãos, principal corretora do leilão, é do empresário Robson Almeida de França, que foi assessor parlamentar de Geller na Câmara e é sócio de Marcello Geller, filho do secretário, em outras empresas.

O ministro Fávaro confirmou que aceitou a demissão do secretário. “Ele [Geller] fez uma ponderação que, quando o filho dele estabeleceu a sociedade com esta corretora lá de Mato Grosso, ele não era a secretário de Política Agrícola, portanto, não tinha conflito ali. E que essa empresa não está operando, não participou do leilão, não fez nenhuma operação, isto é fato. Também não há nenhum fato que desabone e que gere qualquer tipo de suspeita, mas que, de fato, isso gerou um transtorno e, por isso, ele colocou hoje de manhã o cargo à disposição”, explicou Fávaro.

Preço do arroz
O objetivo da importação do arroz é garantir o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno, que tiveram uma alta média de 14%, chegando em alguns lugares a 100%, após as inundações no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano. O estado é responsável por cerca de 70% do arroz consumido no país. A produção local foi atingida tanto na lavoura como em armazéns, além de ter a distribuição afetada por questões logísticas no estado.

De acordo com Fávaro, a diferença entre o que é produzido e o que é consumido no Brasil é muito apertada. “Ninguém disse que não tem arroz no Brasil, mas é muito justo. Ontem saíram dados da Serasa que preveem uma quebra de 500 mil toneladas [na produção]. Para aquilo que é justo, já ficar faltando. E é determinação do presidente que isso não reflita na mesa dos mais humildes é um alimento básico da população brasileira”, disse o ministro da Agricultura.

Novo leilão
A Conab chegou a convocar a Bolsa de Cereais e Mercadorias de Londrina e a Bolsa de Mercadorias do Mato Grosso para apresentarem as comprovações das empresas, após dúvidas e repercussões com o resultado do leilão. Os documentos exigidos são capacidade técnica dos arrematantes; capacidade financeira, com as demonstrações financeiras dos exercícios de 2022 e 2023; regularidade legal para enquadramento nas regras do leilão da Bolsa e dos arrematantes e participação dos sócios da Bolsa e dos arrematantes dos lotes em outras sociedades.

O governo vai, agora, construir um novo edital, com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) para que essa análise das empresas participantes ocorra antes da operação.

“O presidente Lula participou dessa decisão de anular esse leilão e proceder um novo leilão, mas aperfeiçoado do ponto de vista de suas regras, por isso que a CGU e AGU participarão, e a Receita Federal também, da elaboração desse novo leilão, juntamente com a Conab para garantir que ele esteja em outras bases”, disse o ministro Paulo Teixeira. “Nós vamos proceder um novo leilão, não haverá recuo dessa decisão tendo em vista que é necessário que o arroz chegue na mesa do povo brasileiro a um preço justo”, acrescentou.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, algumas empresas que também venceram o leilão são consistentes, entendem que a anulação é necessária e participarão do certame quando ele acontecer novamente. “Todas as medidas serão adotadas, de modernização desse processo, de cautelas que esse leilão deva adotar e, rapidamente, a Conab vai anunciar um novo leilão”, destacou.

O presidente da Conab contou que a companhia não fazia esse modelo de importação via leilão de arroz desde 1987 e que ela foi adotada, exclusivamente, em razão da emergência no Rio Grande do Sul.

“A partir da revelação de quem são as empresas vencedoras começaram os questionamentos se, verdadeiramente, elas teriam capacidade técnica e financeira para honrar os compromissos de um volume expressivo de dinheiro público. Com todas as informações que nós reunimos […] decidimos anular esse leilão e vamos revisitar os mecanismos que são estabelecidos”, reafirmou Pretto.

“A gente não pode, de forma alguma, colocar dinheiro público se tiver qualquer fragilidade ou dúvida de um processo como esse. Nós queremos ter mecanismos que a gente possa dizer com clareza: as empresas que participaram, que deram lance,, que venceram, elas têm capacidade de honrar esse compromisso”, completou o presidente da Conab.

 

Museu Nacional da República recebe a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível

11/06/2024 09:10

Sucesso de crítica e público, mostra ficará em exibição na cidade do dia 13 deste mês a 25 de agosto

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e a Fundação Bienal de São Paulo levam para o Museu Nacional da República uma seleção especial da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. A exposição faz parte do programa de mostras itinerantes, que alcança 14 cidades em 2024, sendo três no exterior. A capital federal vai sediar a sexta exposição realizada fora do Pavilhão da Bienal de São Paulo no Ibirapuera, contando com 13 participações artísticas.

A 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível explora as complexidades e urgências do mundo contemporâneo ao abordar transformações sociais, políticas e culturais. A curadoria busca tensionar os espaços entre o possível e o impossível, o visível e o invisível, o real e o imaginário, dando voz a diversas questões e perspectivas de maneira poética. A coreografia, entendida como um conjunto de movimentos centrados no corpo que desafia limites, considera diversas trajetórias e áreas de atuação, o que cria estratégias para enfrentar desafios institucionais e curatoriais. Com suas próprias relações, tempos e espaços, as coreografias do impossível oferecem uma experiência marcante aos visitantes.

Instalação de Denilson Baniwa na 35ª Bienal de São Paulo | Fotos: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, receber a 35ª Bienal de São Paulo no Museu Nacional da República representa um marco e um legado na ascensão da cultura do DF. “A Bienal de São Paulo é a maior exposição de artes visuais do hemisfério sul; e, para nós, é uma grande conquista trazer uma itinerância deste evento tão importante para o Museu Nacional da República, para a nossa cidade, que se firma cada vez mais como referência de arte contemporânea no Brasil. Na nossa gestão, todas as formas de cultura são valorizadas, seja as artes cênicas com a reforma do Teatro Nacional, seja as artes visuais com a parceria com a Fundação Bienal de São Paulo. A nossa missão é tornar o DF um polo cultural e um importante vetor na difusão da nossa cultura nacional”.

Presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Andrea Pinheiro enfatiza a importância não apenas de levar as coreografias do impossível para um público mais amplo, mas também de fortalecer os laços entre as instituições culturais: “Ao trazer a Bienal de São Paulo para Brasília, um verdadeiro museu a céu aberto, não estamos apenas fortalecendo as instituições culturais brasileiras, mas também tornando a arte e a cultura acessíveis a públicos mais amplos. Ao superar barreiras geográficas, criamos oportunidades para que mais pessoas experimentem e participem do cenário artístico contemporâneo, enriquecendo ainda mais as narrativas culturais. A parceria com o Museu Nacional da República, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, não apenas facilita a troca de experiências entre públicos e instituições, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e culturalmente vibrante”.

A capital federal vai sediar a sexta exposição realizada fora do Pavilhão da Bienal de São Paulo no Ibirapuera, contando com 13 participações artísticas

Ações em equipe

Durante as itinerâncias, a Fundação Bienal de São Paulo, em conjunto com as instituições parceiras, realiza duas frentes de trabalho educativo que se complementam. São elas as ações de formação com as equipes de mediadores e educadores da cidade, e ações de difusão para o público interessado geral.

Em Brasília, a Fundação Bienal de São Paulo apresenta ações de difusão baseadas na publicação educativa da 35ª Bienal e projetos de artistas da mostra. As atividades incluem visitas mediadas e temáticas no Museu Nacional da República na quinta-feira (13, dia de abertura da exposição), às 19h; sexta (14), às 15h, e sábado (15), às 10h.

A exposição faz parte do programa de mostras itinerantes, que alcança 14 cidades em 2024, sendo três no exterior

A programação inclui, ainda, um encontro de lançamento do terceiro movimento da publicação educativa Da dança, da esquiva e de seus saberes: caminhadas e aprendizagens, na quinta-feira, às 9h. A publicação educativa das coreografias do impossível foi dividida em três movimentos diferentes – ou volumes – com conteúdos voltados para as ações de mediação e difusão. O terceiro movimento, preparado especialmente para o programa de mostras itinerantes, foi produzido com base nas práticas realizadas ao longo da exposição no pavilhão e é distribuído de forma gratuita para os participantes das ações, por ordem de chegada.

Essas iniciativas visam criar um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico, proporcionando experiências enriquecedoras para professores, educadores, mediadores e interessados em arte. Com um foco na interação com o público e na disseminação da arte contemporânea, o programa busca fortalecer os laços entre instituições culturais e contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal 

 

Hemocentro reativa transporte gratuito para doadores no Boulevard Shopping

11/06/2024 09:04

Entre esta terça (11) e o dia 27, van fará o trajeto entre o centro comercial e a unidade hospitalar para candidatos à doação de sangue

Em comemoração ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e o Boulevard Shopping firmaram parceria para uma edição especial da Linha Vermelha, transporte gratuito para doadores. Entre os dias 11 e 27 deste mês, uma van fará o trajeto entre o shopping e o Hemocentro, na Asa Norte.
Transporte gratuito sairá em dois horários do Boulevard, na Asa Norte | Foto: Divulgação/Hemocentro

“Esse tipo de ação amplia a conscientização sobre a importância da doação regular de sangue, cumprindo um importante papel social de educação em saúde”

Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro

A edição especial da Linha Vermelha estará disponível às terças e quintas, com horários de saída do shopping às 9h30 e às 14h30. A van buscará os candidatos à doação no Ponto Vermelho, lounge montado na área de embarque e desembarque do estacionamento descoberto.

“Parcerias como essa consolidam a possibilidade do acesso à doação de sangue de uma maior parte da população”, explica a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi. “Esse tipo de ação amplia a conscientização sobre a importância da doação regular de sangue, cumprindo um importante papel social de educação em saúde.”

Para a gerente de marketing do Boulevard Shopping, Luana Citon, a parceria reforça o compromisso do shopping com a responsabilidade social. “Estamos sempre buscando maneiras de impactar positivamente a nossa comunidade”, afirma. “Realizar uma campanha de doação de sangue com o Hemocentro de Brasília é uma maneira concreta de ajudar a salvar vidas, reforçando nosso papel social e promovendo a solidariedade.”

A ação faz parte da campanha Junho Vermelho: Unidos pela Vida, do Hemocentro. Junho é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização à importância da doação de sangue. Na sexta (14),  é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao longo do mês, em comemoração à data, o Hemocentro também promoverá palestras sobre doação de sangue, formação de multiplicadores e de organizadores de grupos de doação, além da distribuição de brindes.

Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 precisa aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.

É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160 (opção 2), mas é possível realizar encaixes, dependendo da disponibilidade de vagas no dia.

Linha Vermelha         

⇒ Quando: terças e quintas-feiras, de 11 a 27 de junho
⇒ Local: Ponto Vermelho, área de embarque e desembarque, estacionamento descoberto do Boulevard Shopping Brasília (Setor Terminal Norte, Conjunto J, Asa Norte)
⇒ Horários de saída: 9h30 e 14h30

Para agendar doação, acesse agenda.df.gov.br https://agenda.df.gov.br/ ou ligue 160, opção 2.

*Com informações do Hemocentro

 

Novo sistema permite solicitação online de laudos de perícia criminal

11/06/2024 09:00

PCDF inova e facilita acesso ao serviço para a população que necessita de documentos periciais

Em mais uma iniciativa pioneira, a Polícia Civil do DF (PCDF), por meio da Seção de Engenharia de Software do Instituto de Criminalística (SES/IC), elaborou uma nova solução de informática, desta vez voltada para a emissão de laudos e outros documentos periciais de modo eletrônico. O sistema eLaudo chega para trazer não apenas agilidade nos serviços prestados pela PCDF, mas principalmente para facilitar a vida do cidadão. A ferramenta é inédita no país – não se tem conhecimento de nenhum recurso assemelhado em outro instituto de criminalística no Brasil, e sua elaboração não teve nenhum custo extra para a sociedade.
Com o novo sistema, não será mais necessário solicitar presencialmente laudos e outros documentos periciais | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Antes do novo sistema, para pode ter acesso a um laudo pericial, por exemplo, a pessoa interessada precisava ir presencialmente ao IC, onde preenchia um formulário de solicitação. Em seguida, se dirigia ao banco para o pagamento da taxa respectiva, retornava ao IC para apresentar o comprovante e só então seu pedido era efetivado. A partir daí, aguardava cerca de 30 dias até ter o documento emitido. No entanto, o usuário tinha de ficar ligando, ou até mesmo se dirigindo novamente ao instituto, a fim de checar se seu laudo já havia sido elaborado, o que lhe ocupava o tempo e gerava mais gastos.

Imagem: Divulgação/PCDF

“Agora, com o sistema eLaudo, o cidadão poderá realizar todos esses procedimentos de sua casa – ou de onde estiver – tudo por meio do navegador do próprio celular”, explica o diretor da Divisão Administrativa do IC/PCDF, Gustavo Bernardes. Com uma interface simples e intuitiva, o sistema e-Laudo vem para maximizar a satisfação do cidadão com o serviço prestado pela PCDF, que é um dos objetivos estratégicos da instituição. “O site foi pensado e desenvolvido para que uma pessoa leiga, com o mínimo de conhecimento, consiga utilizá-lo. O formato de aplicativo facilita seu uso”, informa Bernardes.

“Imagine uma pessoa que foi vítima de crime em Planaltina. Para obter um documento pericial, ela teria de vir de ônibus – cerca de 1h de viagem, gastando seus recursos -, solicitar o laudo no IC, dirigir-se ao banco, voltar ao instituto com o comprovante, retornar para casa e ficar ligando ao longo das semanas para saber quando o documento estaria pronto. Então, teria que novamente vir a Brasília para pegar o laudo. Com o sistema eLaudo, ela fará tudo de casa, de maneira prática, ágil e econômica”, esclarece o perito criminal da SES/IC Modestino André, um dos desenvolvedores do software.

“Na medida em que entendemos que essa solução era estratégica, tanto para a PCDF quanto para a população, ela entrou no ciclo de desenvolvimento do instituto, sendo elaborada em cerca de seis meses”, afirma Modestino.

O sistema eLaudo já está no ar e operando, e pode ser acessado neste link.

*Com informações da PCDF

 

 

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