Blog

Nova Saída Norte terá duas pontes sobre o Lago Paranoá

26/04/2022 10:52

Conheça o projeto e participe da audiência pública, marcada para a próxima sexta-feira (29); contribuições podem ser enviadas até 13 de maio

Um complexo rodoviário formado por 16 km de pistas e 23 viadutos, passando por duas pontes sobre o Lago Paranoá. Esta é a proposta da nova Saída Norte do Distrito Federal, que ligará o Plano Piloto à BR-020, próximo a Sobradinho.

A obra está prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), e foi recomendada para reduzir o trânsito na via que passa pela Ponte do Bragueto, além de servir como alternativa de acesso ao Plano Piloto para as regiões do Itapoã e Paranoá. O projeto está em debate com a população e pode ser acessado no site da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

A Semob realizará uma audiência pública presencial para apresentar o projeto e debater com a população. O encontro será a partir das 10h da próxima sexta-feira (29), no auditório do DER-DF. Durante a audiência, os interessados também poderão participar por meio de mensagens de WhatsApp, em número a ser divulgado pela secretaria. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da Semob no YouTube, e a gravação ficará disponível para consultas.

A nova Saída Norte será construída pelo GDF por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa. O investimento previsto é da ordem de R$ 3,8 bilhões, e o contrato da PPP será por 25 anos. A empresa vencedora da concorrência deverá construir o complexo em aproximadamente quatro anos, devendo fazer a conservação e a manutenção de todo o complexo rodoviário durante o restante do prazo contratual.

Além das pistas e viadutos, a nova saída contará com a estrutura para a implantação de transporte coletivo no sistema de BRT. A previsão é de uma faixa exclusiva de BRT no sentido de ida e de volta, ao lado do canteiro central, incluindo terminais e passarelas. Cada sentido da via contará com mais três faixas de tráfego. Ao longo de toda a via, haverá faixas exclusivas para ciclistas e calçadas para uso dos pedestres.

O ponto inicial será na Asa Norte, logo após o campus da Universidade de Brasília (UnB). Ali serão feitas as obras de interseção com a L4 Norte, oferecendo opções de entrada e saída na ponte que servirá de travessia do Lago Paranoá para a península norte. Será uma ponte estaiada, elaborada a partir de projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1987, com aproximadamente 1,2 mil metros de extensão.

Após a ponte, a via vai atravessar a península norte. Nesse trecho, a obra contará com dois túneis e as vias de interseção com a Estrada Parque Península Norte (EPPN). As passagens subterrâneas, antes e depois da EPPN, servirão para reduzir o impacto sonoro do trânsito naquela região.

Já a travessia da península para o setor de mansões do Lago Norte será por meio de outra ponte, de tamanho menor. No trecho final, a obra seguirá com uma via que passa pelo Taquari, fazendo interseções com a DF-005 e a DF-001, indo até a interseção com a BR-020.

A nova saída vai beneficiar toda a região norte do Distrito Federal, que conta com população de quase meio milhão de habitantes. A via absorverá parte do trânsito do Trevo de Saída Norte e Ligação Torto-Colorado, por onde passam cerca de 120 mil veículos por dia. Com prioridade para o transporte público, a obra reduzirá o volume de tráfego e o tempo de deslocamento, trazendo benefícios para o meio ambiente com a diminuição da poluição causada pela emissão de gás carbônico.

População pode participar

Os estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como as respectivas minutas de edital e contrato que subsidiarão a futura licitação da PPP, estão disponíveis no site da Semob. Qualquer pessoa ou empresa pode participar dos debates sobre o projeto da Nova Saída Norte, por meio de manifestações durante a consulta e a audiência pública que estão sendo realizadas pela Secretaria.

O prazo para manifestações por escrito foi aberto no dia 11 deste mês, e as contribuições podem ser enviadas até 13 de maio para o endereço eletrônico consultansn@semob.df.gov.br.

 

Dilma foi derrotada

04/07/2013 12:57

 

 A possibilidade de um plebiscito em setembro para valer ainda este ano foi descartada. Agora aliados da presidenta tentam uma saída honrosa para ela e tarefa foi dada para o seu "especialista em assuntos delicados" Aloizio Mercadante.Dilma se reuniu essa manhã no Plácio do Jaburu com seus "800 ministros" para acertar a decisão. 

Fim do 14º e 15º Salários na Câmara

27/02/2013 17:10

 Com o plenário praticamente vazio começou, pouco depois do almoço, a sessão de votação do 14º e 15º salários. Dede o ano passado o assunto se tornou recorrente na pauta da imprensa e deputados choram até colocar o em votação o fim dos benefícios. Juntos os dois salários somam a bela quantia de R$ 53.400,00 uma quantia bem maior a que todo trabalhador recebe com 13º salário. 

Renan é eleito presidente do Senado

01/02/2013 13:25

 Como já era previsto, com 56 votos Renan está de volta no comando do Senado Federal.

 

Renan Calheiros fala na tribuna

01/02/2013 11:40

Fala de Renan

'Fui ungido e indicado pela minha bancada, do meu partido. Renan disse que irá fazer um mandato transparente."

"Precisamos de união dos estados e municípios."

"Projeto de nova lei de finanças publicas implica em avançar no planejamento financeiro do país. Trará mais qualidade no gasto das finaças publicas."

Renan faz dircurso para mudanças econômicas do país.

"Em favor de um país mais agil para a população, um Brasil mais eficiente. Precisamos diminuir a burocracia do Brasil para que possamos crescer."

'Vamos varrer o entulho burocrático. Precisamos melhorar nossa legislação e investir na geração de empregos."

"O congresso e o senado precisam dar respostas na mesma velocidade do crescimento do país."

Renan é advertido que faltam apenas 4 minutos para o fim de seu discurso.

"O congresso será uma barreira para todos que tentem impedir o processo democrático brasileiro. Dito isto gostaria de agradecer a todos os senadores e senadoras que tiveram a paciência de me ouvir. Alguns aqui falaram sobre ética, quero destacar que o senado aprovou a lei da ficha limpa. A ética é obrigação de todos nós. Vamos criar a procuradoria da mulher no senado a exemplo da câmara." 

Termina a fala do senador agora fala Sarney e logo começa a votação.

 

Pedro Taques faz discurso de quem já perdeu

01/02/2013 11:26

  

O Senador Pedro Taques se pronuncia neste momento no senado.

O candidato a presidencia da cutucadas em Fernando Collor.

O senador disse ainda que se candidatou pela batalha." Eu quero ser presidente desta casa da federação. Apresento-me para combater o bom combate. Quero que a sociedade barasileira observe que as coisas podem ser diferentes, que o passado não precisa voltar. " Disse. A ética estará com os vencedores ou perdedores. Queremos mudanças só para nós ou para o povo? Sou o anti-candidato, não sou especial. Não tenho medo do futuro. Falo pelos derrotados pela minoria do povo. Esta não é apenas candidatura do PDT, mas sim de senadores corajoso que querem a mudança.Esta candidatura é dos brasileiros. Nossa vitória é impossivel.Ouçam o silêncio do covarde do que tem medo, o silêncio de quem aceita.

Eleições na Câmara

31/01/2013 16:11

 

Rose parte pra briga

 

Rose Freitas (PMDB-ES) está jogando pesado na campanha para presidência da câmara. A Deputada mandou colocar placas com a foto dela na em frente ao congresso e também no reduto dos deputados, os apartamentos funcionais dos políticos em Brasília. Enquanto isso seu Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que é o favorito, está de férias no Rio Grande do Norte.

 É Rose Freitas parece querer ganhar a presidência no grito, mas é melhor ela guardar o dinheiro pra 2014. Porque essa quem vai mesmo ganhar é Henrique Alves. 

Jantar do PT foi um Fiasco

18/01/2013 14:23

Política

17/01/2013 17:59

 

Eleições no congresso

 O ano mal começou e a disputa política em Brasília já está a todo vapor. As eleições para presidência da câmara e do senado movimentam o congresso em tempos de recesso. Já estava tudo certo o PMDB apoiado pelo PT ganharia à presidência das duas casas. O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ganharia com folga à presidência do senado e Henrique Alves (PMDB-RN) a presidência da câmara. Mas o que eles não contavam era com a avalanche de denúncias de corrupção que veio a tona nas últimas semanas e também com os revoltosos do próprio partido.

...na câmara

  A Deputada Rose Freitas (PMBD-ES), atual primeira vice-presidente da casa resolveu ir contra a posição do próprio partido e lançou sua candidatura e costura alianças para eleição que acontece no inicio do mês de fevereiro.

...no senado

   O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também registrou sua candidatura a presidência da casa, mas o fato é que Renan Calheiros vai voltar mesmo à comandar o senado.

<< 134 | 135 | 136 | 137 | 138